Data: 08/12/2021
Veículo: Uol / Ricardo Feltrin
Depois de um ano de longa espera, finalmente a Kantar Ibope tem um dado para começar a divulgar com mais detalhes a audiência dos principais e maiores serviços de streaming e de vídeo no Brasil: será entre o fim de março e o de abril de 2022.
No Reino Unido, porém, essa divulgação já começou (lembrando a todos que a origem da Kantar é britânica).
Além das emissoras de TV abertas e pagas, e rádio eventualmente, no Brasil a Kantar Media hoje também já mede o consumo de streaming de uma forma geral.
São quase 2 em cada 10 TVs ligadas 24 horas por dia, ou 18,3% de “share” que ficam devorando seriados e filmes (esses são dados consolidados da Kantar Ibope, que a coluna teve acesso terceiros por porque a Kantar não pode divulgar-los à imprensa).
Em terceiro lugar no ranking de consumo audiovisual no país estão TODOS os canais da TV paga. Em quarto lugar, um Record. Em quinto, o SBT. Em sexto, uma banda.
Pois bem…
No máximo em abril, segundo a Kantar, esses 20% de streaming e vídeo poderão ser detalhados e todos saberão que são os serviços preferidos dos brasileiros.
Se você já saiu que “claro que é a Netflix” é enganado. A coluna apurou como está o ranking atualmente.
“Em março de 2021, anunciamos a chegada no Brasil da medição conjunta, ou ‘crossmedia’, que envolve TV (aberta e paga) que é feita via (o tal aparelho) ‘medidor de pessoas’, bem como o consumo de vídeo ‘online’, realizado pelo meio do Medidor Focal”, disse a Kantar em nota à coluna.
“Até o primeiro trimestre de 2022, esta está bem disponível no mercado. Nosso objetivo é medir o consumo de vídeo como um todo, e não apenas TVs. Para isso, segue trabalhando para identificar todas as audiências e visualizações, independentemente da tela e do formato consumido.”
Calma lá…
Como está implícito na nota acima, da Kantar, a empresa não vai passar a medir indiscriminadamente o consumo de serviços de vídeo / streaming.
Ela fazer isso de forma consensual: ou seja, só que será medidos serviços que autorizarem essa medição.
Isso significa que, ao menos no primeiro momento, por exemplo, dificilmente sabe o consumo de plataformas eróticas como XVideos ou PornHub no Brasil. Ou de serviços menores.