A partir da próxima segunda-feira (30), as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vinculada ao Ministério das Comunicações, o licenciamento e a ativação de estações nessa faixa em mais 189 municípios.
“Esperamos que as operadoras cheguem a esses locais e, assim, alcancemos cada vez mais municípios com a internet 5G, levando conectividade até mesmo aos lugares mais remotos”, afirmou Juscelino Filho, ministro das Comunicações.
A informação foi divulgada no dia 24 de setembro, após reunião ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Com essa liberação, 23 unidades da federação terão todos os seus municípios autorizados, permitindo que 5.191 municípios possam contar com o 5G na faixa de 3,5 GHz, o que corresponde a aproximadamente 96% da população do Brasil.
É importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que as redes 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada operadora.
Além disso, quem recebe as transmissões da TV aberta por antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado (EAF).
Com informações do MCom