Search
Search

MCom autoriza 48 canais para transmissão digital em 18 estados brasileiros

MCom autoriza 48 canais para transmissão digital em 18 estados brasileiros

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Canais são protegidos contra interferências e entidades que receberam consignação já estavam autorizadas a executar o serviço de RTV em tecnologia analógica

Ministério das Comunicações (MCom) consignou 48 canais a 33 entidades já autorizadas pelo poder público a executar o serviço de retransmissão de TV (RTV), em tecnologia analógica, em 18 estados brasileiros. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (10). Todos os canais têm caráter primário – e, como tal, têm direito à proteção contra interferências – e são destinados à transmissão digital nas localidades onde os serviços são atualmente efetuados.

“Essas consignações do MCom promovem o fortalecimento do setor de radiodifusão, além de oferecer mais qualidade de imagem e som e opções de acesso à informação, educação, entretenimento e cultura para os brasileiros”, confirmou o Secretário de Radiodifusão substituto, William Zambelli.

O maior número de consignações foi para a região Nordeste, em especial para o Piauí, que recebeu oito, das 13 liberações. Os atos do MCom beneficiaram as cidades piauienses de Amarante, Barras, Campo Maior, Cocal, Floriano (com dois canais), Picos e Piracuruca (portarias 5.224/225.281/22 e 5.291/22).

Açu (RN)Pé de Serra (BA)Boqueirão (PB) e os municípios pernambucanos de Limoeiro e Taquaritinga do Norte completam a lista. As consignações serão regidas pelas disposições do Código Brasileiro de Telecomunicações, das leis subsequentes e seus regulamentos, bem como pelo Decreto nº 5.820/2006.

Outras 11 consignações foram destinadas à região Sul, beneficiando cinco cidades catarinenses (ItajaíLagunaMirim DocePorto Belo e Rio do Sul), quatro paranaenses (CastroMatinhosPalotina e São Mateus do Sul) e duas gaúchas (Quaraí e Uruguaiana).

Para a região Norte foram publicadas nove consignações, incorporando qualidade digital à transmissão dos canais em Araguanã (TO)Breves (PA)Feijó (AC)Itacoatiara (AM)Oiapoque (AP)Oriximiná (PA)Rolim de Moura (RO)Sena Madureira (AC) e Uruará (PA).

Três consignações beneficiaram as cidades de Paranaiguara (GO)Cáceres (MT) e Ponta Porã (MS), na região Centro-Oeste. No Sudeste, as publicações beneficiam 12 canais mineiros, permitindo a transmissão digital nas cidades de ArinosBarão de CocaisBocaiúvaBotelhosBuritisCambuíCampo BeloFormigaItuiutabaJoão PinheiroLagoa de Prata e Patrocínio.

AUTORIZAÇÃO DE USO

Conforme previsto na Portaria MC nº 4.287/2015, que define os procedimentos de seleção pública e de autorização para a execução do serviço de RTV, as entidades autorizadas deverão observar, antes de iniciar a execução, os prazos para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência junto à Anatel e a solicitação do licenciamento da estação.

*Com informações do MCom

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
10-07-2024-Fachadas-do-STF-Gustavo-Moreno-3-scaled
STF define parâmetros para responsabilização de plataformas por conteúdos de terceiros
SET-Centro-Oeste-2023-Abertura-Wender-Souza-Luana-Bravo-768x512
Brasília recebe edição 2025 do SET Centro-Oeste
54583175853_85c70ea2ca_5k
Parabólica digital gratuita alcança 5 milhões de famílias
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | RECORD Rio
SET-Sul-2025-Regulatorio-palestrantes
Abratel participa do SET Sul e analisa atualizações regulatórias no ambiente Broadcast
Informe Abratel
Loading...
1 2 59

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas