Search
Search

MCom dispõe mais quatro autorizações para retransmissão de rádio no Amazonas

MCom dispõe mais quatro autorizações para retransmissão de rádio no Amazonas

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Portarias publicadas nesta segunda (9) habilitam o serviço nos municípios amazonenses de Anamã, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Manacapuru; agora são 69 autorizações: 42 para o AM e 27 para o AC

Quatro municípios amazonenses tiveram autorizada a retransmissão de rádio pelo Ministério das Comunicações (MCom) nesta segunda-feira (9/5). Foram beneficiadas as cidades de Anamã, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Manacapuru, todas elas inseridas na Amazônia Legal, proporcionando um novo canal de informações e entretenimento a população local, estimada em 167 mil habitantes. As outorgas foram publicadas na edição do Diário Oficial da União (DOU). Com elas, já são 52 as cidades beneficiadas com outorgas para o serviço de Retransmissão de Rádio (RTR), totalizando 69 autorizações a emissoras habilitadas, sendo 42 para o Amazonas e 27 para o Acre.

Nas portarias publicadas, consta o resultado da seleção das emissoras habilitadas no processo. Todas elas podem ser autorizadas a retransmitir a programação de rádio nas referidas cidades. A Portaria 5.035/22, que homologa o resultado para Barreirinha, lista como habilitadas duas entidades. Já a Portaria 5.036/22 também elenca duas aptas ao serviço em Boa Vista do Ramos. Por sua vez, a Portaria 5.045/22 trata de Anamã e, como as anteriores, apresenta duas habilitadas. Apenas a Portaria 5.068/22 relaciona cinco entidades habilitadas para o município de Manacapuru.

A meta do MCom é efetivar a retransmissão em 230 municípios da Amazônia Legal, o que inclui estados do Mato Grosso, Tocantins, Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e Maranhão. A maioria (78%) não possuía qualquer emissora FM em setembro de 2020, ocasião da publicação do edital de chamamento público. Foram 983 pedidos entregues por emissoras interessadas. Com a iniciativa, mais de 10 milhões de pessoas serão beneficiadas.

OUTORGAS

De todas as emissoras habilitadas nas quatro portarias, duas receberam a autorização para executar o serviço nesta data. Com efeito, ambas poderão retransmitir, por tempo indeterminado, o sinal de rádios que operam em Manaus (AM), nas frequências 88,9 MHz, em Anamã; 89,5 MHz, em Barreirinha; 107,3 MHz, em Boa Vista de Ramos; e 102,5 MHz, em Manacapuru. A documentação apresentada pelas outras habilitadas está em fase de análise.

Vale ressaltar que a outorga do MCom é apenas um dos passos para que o serviço possa ser executado. Ainda é necessário obter a licença de funcionamento junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para isso, a entidade precisa solicitar o Ato de Autorização de Radiofrequência e, em seguida, cadastrar os dados técnicos da estação para, então, solicitar a licença.

Com informações do MCom

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
Mais Lidas
_ja_6381 (2)
MCom divulga calendário de flexibilização ou dispensa da Voz do Brasil
Wender evento SARC
Abratel participa de evento sobre cadastramento do SARC
microfone
Projeto define regras para convocação de cadeia de rádio e TV para pronunciamentos oficiais
Fachada do Ministério da Educação (MEC)
Abratel renova contrato com o MEC
close-up-artist-making-music
Rádio: uma voz sem fronteiras
Informe Abratel
Loading...
1 2 50

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas