Search
Search

MCom prorroga desligamento da TV analógica até 2025

MCom prorroga desligamento da TV analógica até 2025

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Nos municípios 100% digitalizados e sem pendências de consignação, o desligamento ocorrerá em 15 de dezembro de 2023

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou, na última sexta-feira (8), a Portaria MCOM nº 11.476, que estende o prazo até junho de 2025 para o encerramento das transmissões analógicas da TV aberta em 1.005 cidades. Estas estações analógicas deverão operar em caráter secundário a partir de 31 de dezembro de 2023.

O novo cronograma estabelece duas etapas, a primeira a ser concluída até 15 de dezembro deste ano e a segunda em junho de 2025.

A primeira etapa abrange 3.187 cidades, nas quais foi identificado que todos os canais já estão digitalizados e não possuem pendências de consignação. Nesta fase, foram incluídos também os municípios digitalizados pelo Programa Digitaliza Brasil.

Tawfic Awwad, diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do MCom, explica que o prazo estava previsto para 31 de dezembro, mas “foi adiantado em alguns dias para que a Anatel tenha tempo de operacionalizar a exclusão dessas estações e evitar cobrança indevida de taxas sobre elas no próximo ano”, pontua.

A segunda etapa, com data de desligamento em 30 de junho de 2025, contempla 721 cidades que não estão totalmente digitalizadas e outras 284 cidades, que possuem canais digitais, mas em que ainda há pendências de consignação.

Em nota, o MCom informa que entidades sem canal digital nessas cidades têm até 30 de janeiro de 2025 para manifestar interesse na continuidade do serviço em tecnologia digital.

A portaria publicada também modifica regras para que a alteração de geradora das RTVs analógicas possa ser realizada antes da consignação do canal digital.

Segundo a Pasta, o adiamento do desligamento dos sinais analógicos “visa evitar a falta de sinal para a população em municípios de pequeno porte que não possuem recepção digital satisfatória dos canais de televisão”.

Para conferir os municípios listados nas duas etapas, clique aqui.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
5g-montagem-pixabay-pexels_1400x875_5d5ecf0e13d04-1392x870-1
5G chegará para mais 236 cidades a partir da próxima segunda (27)
bola-de-futebol (1)
TV aberta é o principal meio que torcedores usam para se informar sobre esporte
ANDRÉ DIAS ACAERT
Abratel marca presença no ACAERT Next
Abratel_Oficio-2-5
NOTA À IMPRENSA
TV Jovem RECORD
Abratel_Oficio-2-5
NOTA À IMPRENSA
RICtv
Informe Abratel
Loading...
1 2 21

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas