Pesquisar
Pesquisar

MiniCom autoriza rádios AM do Rio Grande do Norte a migrar para faixa FM

MiniCom autoriza rádios AM do Rio Grande do Norte a migrar para faixa FM

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assinou nesta segunda-feira um despacho que habilita oito rádios AM do Rio Grande do Norte a migrar para a faixa FM. O anúncio foi feito durante a abertura da SET Expo 2014, congresso sobre radiodifusão realizado em São Paulo.

O Rio Grande do Norte é o primeiro estado a ser beneficiado pela medida. Antes de entrar em funcionamento na nova faixa, as emissoras ainda precisam pagar a diferença entre o valor das outorgas de AM e FM. Este valor será fixado por uma consultoria contratada pelo ministério. A expectativa é que o processo seja concluído até o início de novembro.

A migração para a faixa FM atende a uma demanda antiga dos radiodifusores e foi autorizada no fim do ano passado pelo decreto 8.139. O principal objetivo é revitalizar as rádios AM e recuperar sua audiência, já que elas sofrem mais com a interferência no sinal. Além disso, não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis, como celulares e tablets.

“Esta é uma das medidas que o Ministério das Comunicações vem tomando para identificar oportunidades de desenvolvimento, eliminar gargalos e incentivar a democratização e a massificação da radiodifusão”, disse o ministro Paulo Bernardo.

Processo de migração

Desde março deste ano, o MiniCom realizou várias sessões públicas em todos os estados para receber os pedidos de migração dos radiodifusores. Cerca de 80% das rádios AM de todo o país solicitaram a mudança.

A partir dos pedidos, o ministério e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) avaliam a disponibilidade do espectro. Nas localidades onde é necessário fazer ajustes, a Anatel tem colocado em consulta pública as propostas de alteração dos Planos Básicos de Distribuição de Canais.

O primeiro estado a ter a consulta pública concluída foi o Rio Grande do Norte. Atualmente, está em andamento a consulta pública para conclusão da viabilidade técnica nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Tocantins.

Confira a lista das emissoras autorizadas no Rio Grande do Norte:

1. RADIO TAIRY LTDA

2. RADIO CULTURA DO OESTE LTDA

3. RADIO CABUGI LTDA

4. RADIO OURO BRANCO LTDA

5. RADIO CURIMATAU DE NOVA CRUZ LTDA

6. RADIO A VOZ DO SERIDO LTDA

7. ALAGAMAR RADIO SOCIEDADE LTDA

8. RADIO EURICO BERGSTEN

Minicom

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Whendell Pereira de Souza
Whendell de Souza é o novo Diretor de Radiodifusão Privada do MCom
Wender Souza SET
Abratel participa do SET Sul 2026
230112_secom_manualusomarca_foto-divulgacao
Secom atualiza diretrizes e requisitos para publicidade federal
SET-Norte-2025-Regulatorio-Wender-Souza-e1764258842368
Abratel participa da SET Sul 2026 em Florianópolis
conar_logo_postagem_foto
CONAR atualiza Guia de Publicidade por influenciadores digitais
Informe Abratel
Loading...
1 2 95

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas