Durante a feira NAB Show 2023, em Las Vegas, o ministro das Comunicações Juscelino Filho conversou com representantes dos principais grupos brasileiros de radiodifusão e destacou a importância do diálogo com o setor para o desenvolvimento de políticas públicas. O engenheiro da Abratel, Wender Souza, esteve presente na reunião.
Durante o encontro, os representantes se mostraram preocupados com a desigualdade no acesso à TV Digital no Brasil. O ministro explicou que o programa Digitaliza Brasil vai levar a tecnologia para as regiões que ainda não possuem acesso. “Estamos fazendo um trabalho proativo no Nordeste, conversando com os prefeitos, para avançar com a TV Digital. O mesmo vamos fazer na região amazônica”, acrescentou.
A evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, chamada de TV 3.0, também foi pauta do encontro. Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que dispõe sobre as diretrizes para a evolução da tecnologia e garante a disponibilidade de espectro de radiofrequências para a sua implantação.
O secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCom, Wilson Diniz Wellisch, ressaltou que será criado um Grupo de Trabalho, coordenado pelo Pasta, responsável pelos estudos que irão apoiar a regulamentação e implementação da TV 3.0. “Algumas etapas ainda precisam ser cumpridas e uma delas é a criação do Grupo de Trabalho. Vamos buscar os participantes para definir quem serão os membros desse Grupo e, logo em seguida, lançaremos uma Portaria para instituí-lo”, explicou.
O Grupo de Trabalho terá até 31 de dezembro de 2024 para apresentar o resultado. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também deverá realizar estudos sobre a canalização da TV 3.0 e elaborar ações para garantir estabilidade regulatória.
Por Amanda Salviano
Com informações do MCom