Search
Search

Abratel celebra 20 anos do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Abratel celebra 20 anos do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.
 

Dia Mundial da a

Na última quinta-feira (3) o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e organizações profissionais e de direitos humanos manifestaram preocupação com a violência contra os jornalistas. Ele pediu que todos os países reforcem a segurança para que os profissionais de imprensa possam trabalhar sem receio.

Por ocasião da visita da diretora geral da Unesco, Irina Bokova, à Costa Rica, onde acontece uma conferência internacional sobre a segurança dos jornalistas, 2013 terá como tema central a segurança dos jornalistas pelo mundo, neste 3 de maio. Bokova entregará prêmios a jornalistas que sofreram algum tipo de violência na execução de suas atividades.

A Abratel é considerada hoje uma das instituições que mais trabalham na defesa da Liberdade de Imprensa e respeito ao trabalho dos profissionais em comunicação social. “Uma das principais bandeiras levantadas pela Abratel é justamente a defesa da liberdade de imprensa, da garantia das condições de trabalho dos comunicadores e da manutenção do direito da sociedade à informação”, afirmou o presidente da Abratel Luiz Cláudio Costa.

Segundo a ONG internacional Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ), a violência contra a imprensa brasileira ainda é preocupante. O relatório anual do comitê aponto o Brasil como décimo país onde mais ocorrem mortes de jornalistas e os responsáveis não são punidos.

“Embora as autoridades brasileiras tenham tido êxito na investigação e no processo judicial de assassinos de jornalistas, obtendo várias condenações nos últimos anos, ainda existe no país uma persistente violência contra a imprensa”, dados do relatório crime sem “Crime sem Castigo” publicado pela ONG.

Segundo publicação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) a respeito do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa “os jornalistas brasileiros são os verdadeiros defensores das liberdades de expressão e de imprensa, trabalhando cotidianamente para consolidar a democracia e combater as mais diversas formas de injustiça social”.

 

Da Redação
Assessoria de Imprensa
Abratel

Fonte: Ascom – Abratel
COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Agenda Record Europa 1
Na RECORD Europa, presidente da Abratel recebe líderes e autoridades brasileiras
mcom
SECOE volta a se chamar Secretaria de Radiodifusão
5G
5G chega a mais de 1.500 cidades e já alcança 70% da população brasileira
img20250702175719550MED
Comissão de Comunicação da Câmara ouve Ministro das Comunicações
10-07-2024-Fachadas-do-STF-Gustavo-Moreno-3-scaled
STF define parâmetros para responsabilização de plataformas por conteúdos de terceiros
Informe Abratel
Loading...
1 2 60

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas