Associação Brasileira de Rádio e Televisão

O presidente da Abratel, Márcio Novaes (ao centro), recebendo o selo especial em comemoração ao centenário do rádio. Ao seu lado, o ministro das comunicações. Fábio Faria.

Abratel participa de cerimônia pelos 100 anos do Rádio no MCom

Evento contou com a presença de conselheiros da casa, profissionais da comunicação e representantes de associações da radiodifusão

O presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes, participou, nesta quarta-feira (23), da cerimônia de comemoração pelos 100 anos do Rádio no Brasil. O evento foi realizado no auditório da sede do Ministério das Comunicações (MCom). Na ocasião, foram entregues medalhas para radiodifusores e personalidades do setor de todo o país.

Na solenidade, realizada em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ocorreu a obliteração do selo de 100 anos do Rádio com os Correios e o anúncio da isenção de cobrança dos domínios am.br e fm.br para emissoras que renovarem ou receberem novas outorgas. Houve, ainda, a apresentação de um balanço da Secretaria de Radiodifusão e exposição de peças do acervo da EBC.

Em discurso, o ministro das comunicações, Fábio Faria, destacou a importância de se levar o meio em aparelhos de celular. “As pessoas podem ouvir o rádio de qualquer canto, mas agora, também, pelo celular. Isso é importante porque não é necessária conexão via internet”, comemorou.

Convidado a falar sobre a importância do meio, Novaes citou suas lembranças de frequentar campos de futebol com a companhia do aparelho. “É algo muito característico do rádio e que as pessoas esquecem. Foi o primeiro aparelho de comunicação portátil e esquecemos que ele é muito além da máquina, além de feito por quem tem paixão”, disse.

A Abratel comemora a data e reconhece o Rádio como o meio que mais impactou a comunicação no país em toda a história. Para Márcio Novaes, o meio segue vivo mesmo com todas as tecnologias.

“O rádio funcionava a pilhas, na tomada, funciona no celular, em smart speakers, em televisores modernos. O meio completa 100 anos se reinventando, remodelando, aprendendo como produzir novos conteúdos e a conquistar gerações muito diferentes. Sejam os amantes do futebol, que escutam a transmissão no campo, sejam as crianças se conectando com seus avós ao ouvir uma música sintonizada na emissora favorita da família. O rádio ainda estará aqui por muitos mais anos”, comemora.

Após 100 anos de sua criação, o meio segue sendo um dos mais importantes meios de comunicação, como mecanismo de propagação da cultura brasileira, informação, cobertura jornalística e debate, se reinventando e se adaptando às novas tecnologias que surgem concomitantemente, mantendo seu objetivo principal: a comunicação.

Assista à cerimônia:

Breve história

Em 7 de setembro de 1922, comemorou-se o centenário da Independência do Brasil. Uma forma de celebração envolvia uma nova tecnologia para a época: uma transmissão de rádio à distância e sem fios. A voz do presidente Epitáfio Pessoa ecoou pelas ondas de radiodifusão pela primeira vez na história. Este foi o início do Rádio em solo brasileiro.

Há 100 anos, o Brasil conhecia o, até então, mais revolucionário equipamento de comunicação de massa. A transmissão foi captada por uma antena no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, e transmitida na Rádio Sociedade.

Entretanto, foi apenas em 20 de abril de 1923 que a primeira emissora brasileira foi fundada, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje conhecida como Rádio MEC, fundada por Roquette Pinto, com o propósito de ser um veículo de comunicação educativo, cultural e artístico.

Desde então, diversas emissoras surgiram, como a Rádio Record, Rádio Nacional, Rádio Tupi entre outras. Em 1932, as rádios passaram a ter permissão para realizar publicidade. Com isso, as emissoras se profissionalizaram cada vez mais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br