Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Faixa dos 700MHz: Anatel pode aprovar a destinação hoje

Está na pauta  da reunião deliberativa desta quinta (31) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a votação sobre a destinação da faixa dos 700 MHZ, utilizada no momento pela TV aberta.

Se aprovado o regulamento que dispõe sobre o tema, a faixa que corresponde aos canais de 52 a 69, poderá ser vendida, por meio de leilão público, para as empresas de telecomunicações. Estas utilizarão o referido espaço no espectro para implantação da rede 4G de internet.

A previsão do Ministério das Comunicações (Minicom) a licitação de venda da faixa aconteça até maio de 2014.

Radiodifusão: custos e interferência
Com a nova destinação, ficará por conta das empresas de telecomunicações a obrigação de arcar com os custos provenientes da mudança dos canais atingidos.

Outro ponto de atenção se refere às interferências ocasionadas pela tecnologia 4G no sistema de Televisão Digital. Tanto a Anatel quanto o Minicom ainda estão realizando testes de convivência entre os dois sistemas e estudando soluções para os casos de desarmonia que afetam a radiodifusão.

Conforme anunciado pela Agência e pelo próprio Ministério, os radiodifusores não com que se preocupar. “A licitação (da faixa) não acontecerá enquanto não houver segurança de que a TV aberta não será prejudicada”, afirmou Patrícia Ávila, representantes do Ministério, durante evento com a Abratel.

Por João Camilo
Ascom Abratel

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br