Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Antena de captação do sinal 5G em alguma cidade brasiliense - o sinal digital é responsável pelo sinal de RTV

Gaispi autoriza ativação do 5G em BH, JP e POA

Antenas 5G iniciam operação antecipada já nesta sexta-feira (29)

Os consumidores de Belo Horizonte/MG, João Pessoa/PB e Porto Alegre/RS terão acesso ao 5G standalone a partir da próxima sexta-feira (29). O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) aprovou, nesta quarta (27), a antecipação da liberação do uso da faixa de radiofrequências de 3.300 MHz a 3.700 MHz (conhecida como faixa de 3,5 GHz) para essas capitais.
Com a decisão do Gaispi, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai emitir os boletos para pagamento das taxas de instalação das antenas de 5G na faixa de 3,5 GHz nessas três capitais. Após a confirmação do pagamento pelas prestadoras da telefonia móvel, as empresas podem iniciar as operações na faixa em 3,5 GHz, o que deve acontecer já a partir de sexta.
A utilização da tecnologia 5G permite a plena aplicação das potencialidades da tecnologia, com altas velocidades de download e upload.
As prestadoras de telefonia móvel que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz têm até 29 de setembro para cumprir a primeira exigência de cobertura do Edital de 5G: a instalação de no mínimo uma antena de tecnologia de quinta geração para cada 100 mil habitantes nas capitais brasileiras. As regras definidas pela Agência determinam o adensamento da cobertura de 5G em 3,5 GHz nas capitais até julho de 2025, devendo a nova tecnologia estar presente em todos os municípios até 2029. Desde 6 de julho, o 5G em 3,5 GHz está em operação em Brasília.
O início da operação do 5G em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre só foi possível após a adaptação de estações receptoras de satélite nessas cidades. O Gaispi acompanhou testes de coexistência do 5G com satélite, não tendo sido detectadas interferências. Todas as capitais devem estar aptas a receber o 5G até 29 de agosto.
Para a população que recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica, é necessário adaptar o equipamento. Inscritos no Cadastro Único de Benefícios Sociais do Governo (Cadúnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento, sendo necessário realizar o agendamento. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado.
*Com informações da Anatel
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br