Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Mcom publica edital de chamamento da segunda fase do programa Digitaliza Brasil

Nesta segunda-feira (6), foi publicado o edital de chamamento da segunda fase do Programa Digitaliza Brasil, que tem como compromisso a conclusão do processo de digitalização dos sinais de televisão analógica. A publicação foi feita no Diário Oficial da União (DOU), pelo Secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão.

O programa levará o sinal digital a 344 municípios, sendo 26 no Espírito Santo, 97 no Paraná, 10 no Rio de Janeiro, 93 no Rio Grande do Sul e 118 em Santa Catarina. Nesta etapa do processo de digitalização, o MCom quer engajar as prefeituras de municípios aptos para receber os equipamentos de conversão para o sinal digital e, assim, encerrar as transmissões analógicas.

“Existem ainda muitas cidades no Brasil que só têm sinal analógico e as pessoas não podem usufruir das novidades que a TV digital traz. Então estamos avançando com o Digitaliza Brasil para mudar essa realidade”, destaca o secretário.

O presidente da Abratel, Márcio Novaes, destacou o sucesso do programa. “Após a conclusão da primeira fase do programa com praticamente 100% de adesão das prefeituras e das emissoras da região nordeste e do Estado de Minas Gerais, avançamos para a segunda fase com a certeza de que o número de adesão será próximo da taxa de 100%, o que comprova o sucesso do Programa Digitaliza Brasil conduzido pelo Ministro Fabio Faria e pelos técnicos do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações”, afirmou.

A meta esperada pelo Ministério é de concluir o processo de digitalização até o fim de 2022. Mais de 23 milhões de brasileiros serão beneficiados com a chegada da TV digital, um serviço aberto e gratuito que proporciona mais qualidade de som e imagem, além de diversidade na programação de TV. Outro benefício é a recepção do sinal em aparelhos móveis e portáteis, como os celulares e os tablets. Para acessar a lista completa de municípios desta etapa clique aqui. 

Raul Trindade dos Santos
Assessoria de Comunicação da Abratel

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp