Search
Search

Minicom publica edital para regularização de processos de RTVs mineiras

Minicom publica edital para regularização de processos de RTVs mineiras

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Uma das prioridades da Abratel em 2013 se refere a regularização das emissoras. A associação reforçou, por várias vezes, junto ao Ministério das Comunicações (Minicom) a necessidade de se realizar uma força tarefa para finalizar os processos de autorização do Serviço de Retransmissão de Televisão (RTV).

Atendendo ao pedido da Abratel, o Minicom publicou nesta quinta-feira (24) o edital para regularização de RTVs em Minas Gerais. O estado que apresenta maior demanda de autorizações. No Brasil mais de seis mil retransmissoras de TV que, segundo o ministério, estão funcionando sem a documentação necessária.

A secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Patricia Ávila, explica que o objetivo da medida é garantir a qualidade do serviço que é oferecido à população: ”O governo não pode deixar as pessoas sem acesso à televisão. Se existem locais nos quais a televisão não chega oficialmente ou não é regularizada, nós temos de legalizar pensando no acesso da população aos meios de comunicação”, afirma, lembrando que a força-tarefa também pretende agilizar e desburocratizar pedidos de outorgas – além de contribuir para a expansão do serviço de RTV.

Segundo a Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), a falta de regularização desses processos tem comprometido o funcionamento das emissoras. Mais de 350 mil pessoas em 24 cidades do Sul de Minas podem ficar sem o sinal de TV Aberta.

O presidente da Abratel, Luiz Cláudio Costa, ressalta a importância da força tarefa. “Trabalhamos de forma intensa para que acontecesse essa força tarefa, pois a nossa preocupação não é só com o bom funcionamento das emissoras, mas com a garantia do direito ao acesso à TV aberta e à informação pela população”, afirmou Costa.

O mutirão começa em Minas Gerais e posteriormente chegará à Bahia e ao Paraná. Os critérios de escolha dos estados foram demanda, tamanho da população e disponibilidade de espectro.

Do edital
O edital traz uma convocação às “pessoas jurídicas interessadas em executar o Serviço de Retransmissão de Televisão, ancilar ao Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens, em caráter secundário, com utilização de tecnologia analógica, no estado de Minas Gerais”, a apresentar requerimento devidamente acompanhado da documentação para a regularização.

Os interessado deverão comparecer no dia 4 de novembro de 2013, na sede da Delegacia Regional Minicom de Minas Gerais, no período compreendido entre 8h e 15h.

A documentação necessária está prevista na Portaria nº 282, de 25 de setembro de 2013 . Para acessar a íntegra do edital clique aqui.

Por João Camilo
Ascom Abratel
Foto: R7

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Agenda Record Europa 1
Na RECORD Europa, presidente da Abratel recebe líderes e autoridades brasileiras
mcom
SECOE volta a se chamar Secretaria de Radiodifusão
5G
5G chega a mais de 1.500 cidades e já alcança 70% da população brasileira
img20250702175719550MED
Comissão de Comunicação da Câmara ouve Ministro das Comunicações
10-07-2024-Fachadas-do-STF-Gustavo-Moreno-3-scaled
STF define parâmetros para responsabilização de plataformas por conteúdos de terceiros
Informe Abratel
Loading...
1 2 60

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas