Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Presidente da República indica Carlos Baigorri para presidência da Anatel

O presidente Jair Bolsonaro indicou nesta quarta-feira (15) o conselheiro Carlos Manuel Baigorri para ser o mais novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações. Baigorri teve grande importância como relator durante o processo da quinta geração de telefonia móvel na Anatel (5G). Ele é economista e servidor de carreira da autarquia, tendo ocupado cargos de chefe da Assessoria Técnica, superintendente de Controle de Obrigações, superintendente de Competição e superintendente-Executivo

Bolsonaro também indicou o atual Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra de Oliveira, para ser conselheiro da Anatel. Coimbra é advogado, procurador federal pela AGU, já tendo atuado na Anatel e no Ministério das Comunicações, como diretor de banda larga e atualmente secretário de Telecomunicações. Ele é também Ouvidor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

O mandato de Coimbra se encerra em 4 de novembro de 2024, enquanto enquanto o de Baigorri tem validade até o dia 4 de novembro de 2026. Com a publicação no Diário Oficial da União, resta a sabatina do Senado Federal antes da nomeação de ambos.

Com a aprovação, Baigorri vem para substituir Leonardo Euler de Morais, que teve seu mandato encerrado no mês de novembro. Atualmente, a presidência está sendo exercida pelo servidor de carreira da Agência, Raphael Garcia de Souza.

Raul Trindade dos Santos
Assessoria de Comunicação da Abratel

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp