Search
Search

Números de dezembro apontam que o rádio segue como trilha sonora de Natal nos EUA

Números de dezembro apontam que o rádio segue como trilha sonora de Natal nos EUA

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 06/01/2022
Veículo: Site Tudoradio.com

Emissoras de formato adulto-contemporâneo e classic hits que tradicionalmente alteram seus formatos para o perfil natalino cresceram novamente em audiência

A tradição segue mantida. Rádios norte-americanas classificadas como adulto-contemporâneo ou “classic hits” que costumam alterar temporariamente suas grades para formatos de Natal vão ter êxito considerável de audiência. A afirmação é baseada nos números de dezembro da Nielsen Audio, que afere a audiência de rádio nos Estados Unidos e são uma prévia para o período de festas (Holidays), quando essas alterações atingem os seus picos de audiência. Rádios como a Lite FM 106.7 de Nova York, que nas últimas semanas esteve dedicada ao período natalino, ampliaram a sua participação no share de audiência.

Os avanços são consistentes. Para se ter uma ideia, a Lite FM liderava em novembro por 6.8 contra 6.5 da WBLS FM 107.5 (formato Urban AC), saltando para 9.7 de share na medição eletrônica PPM (Portable People Meter) já em dezembro. A tendência é de que a marca dos 10 pontos de share sejam superadas nas medições restritas ao período de festas e vale registro que a Lite FM tem picos de 7 a 8 de share nos últimos anos, quando abre uma vantagem maior para as concorrentes.

E em termos de alcance, a Lite FM que já estava registrando marcas expressivas superiores a 3 milhões de pessoas, em dezembro a rádio teve um pico de 4 milhões no mercado de Nova York. Para se ter uma ideia da distância para a segunda rádio que atinge mais pessoas no mesmo mercado, agora a Z100 FM 100.3 (Pop CHR, que se alterna na condição com a Hot AC KTU FM 103.5), o valor registrado pela vice-líder é 2,7 milhões (detalhe: a emissora está em alta).

Se observado outro mercado importante de lá, como Los Angeles, os números ficam ainda mais impressionantes: a KOST FM 103.5 (adulto-contemporâneo) foi de 6 de share em novembro (onde já conquistava a liderança no segundo maior mercado dos EUA) para 11 em dezembro. A K-Earth 101 (classic hits), segunda colocada, foi de 5.5 para 4.9. A KOST, que é controlada pela iHeartMedia assim como a Lite FM de Nova York, disparou em alcance para mais de 3 milhões de pessoas em dezembro (bem acima dos já expressivos 2 milhões que costuma alcançar).

O que isso significa?

Mesmo com a maior oferta de formatos de mídia, principalmente no digital, o rádio continua mantendo números expressivos nos principais mercados internacionais e também alguns hábitos tradicionais importantes para o setor, como a busca pelos formatos natalinos nos Estados Unidos (país que conta com uma oferta mais madura de serviços de áudio e mídia). Vale recordar que o rádio norte-americano, dependente mais de deslocamentos diários (algo que foi impactado durante a pandemia da covid-19), tem recuperado o seu desempenho tradicional.

E por qual razão olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas