A Anatel realizou nesta sexta-feira, 5, a assinatura dos termos de autorização de uso da faixa de 700 MHz com as empresas Algar, Claro, TIM e Telefônica/Vivo, que permitirá levar telefonia móvel de quarta geração e internet em banda larga de alta capacidade, inclusive às áreas rurais a um custo operacional mais baixo, uma vez que essa faixa é ideal para a cobertura de grandes distâncias.
O presidente da Anatel, João Rezende, afirmou que a agência amadureceu durante esse processo, e que esse acordo beneficiará tanto a radiodifusão como a telecomunicação. Rezende ainda disse que “até 2018 teremos significativos avanços tecnológicos, como a implementação total da TV digital”.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, contou que este foi um dos processos mais importantes para o setor de telecomunicação, e que a Anatel fez um trabalho diplomático para alcançar um acordo que agradasse a todos os interessados. Bernardo ainda disse que “o 4G vai ser a modalidade predominante de banda larga móvel nos próximos anos, mas que o 3G também vai permanecer e expandir, com o alívio das faixas”.
Por Marcela Oliveira
Assessoria de Comunicação da Abratel