Search
Search

PNO de emissoras educativas vai atender 236 cidades

PNO de emissoras educativas vai atender 236 cidades

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Número de emissoras de rádio e TV com fins exclusivamente educacionais chegará a 952 em todo o país

Brasília, 21/9/2015 – O Plano Nacional de Outorgas (PNO) de rádios FM e TVs educativas irá atender 236 localidades em todo o Brasil. Todos os Estados do país estão contemplados com pelo menos uma outorga, com destaque para Santa Catarina (27), Bahia (24) e Pará (16). A lista completa de cidades pode ser conferida aqui. A cerimônia de lançamento foi realizada nesta segunda-feira (21) na Universidade de Lavras (MG), no município de mesmo nome, com a participação de Emiliano José, secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações.

Os critérios que determinaram a escolha das localidades foram as demonstrações de interesse em prestar o serviço enviadas ao ministério, a disponibilidade de canais no Plano Básico da Anatel, a presença de instituições de ensino superior públicas e a quantidade de emissoras educativas em relação à população do Estado. O coordenador de Radiodifusão Educativa e Consignações da União, Rodrigo Gebrim, explica que um dos objetivos desse critério é equilibrar a relação de emissoras em todo o país.

“Foram escolhidas as localidades que tinham maior população e menor quantidade de rádios ou TVs educativas. Nós buscamos uma equiparação para que o número de outorgas em todo o Brasil fosse igualado como um todo”, afirma.

As cidades foram divididas em cinco lotes. O primeiro edital de concorrência será lançado em 26 de outubro com prazo de dois meses para a inscrição. Os editais seguintes acontecem em 14 de dezembro; 29 de fevereiro, 25 de abril e 27 de julho de 2016.

Mudanças

Para as instituições públicas, o número de documentos necessários para se inscrever caiu de 5 para 1. Para entidades privadas, as exigências foram reduzidas de 18 para 4. A expectativa é que as análises sejam mais céleres depois das recomendações do Grupo de Trabalho de Desburocratização, que também simplificou as etapas de análise.  Outra mudança é que a inscrição das entidades e o acompanhamento dos processos passam a ser feita pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Ministério das Comunicações.

Números

Atualmente, existem em todo o Brasil 716 emissoras educativas, sendo 508 rádios FM e 208 TVs. Com o cumprimento do PNO, a meta é alcançar 952 estações (714 rádios FM e 238 TVs), um aumento de 33%.

Quem pode participar

Podem participar dos editais as entidades de direito público interno (União, Estados, Municípios e autarquias), as instituições de ensino superior mantidas pela iniciativa privada e as fundações de direito privado vinculadas a uma instituição de ensino.

O que é

O serviço de radiodifusão com fins exclusivamente educativos destina-se à transmissão de programas educativo-culturais, que atuam em conjunto com os sistemas de ensino, visando a promoção e o fortalecimento da educação básica e superior, da educação permanente e da divulgação educacional, cultural, pedagógica e de orientação profissional.

Minicom

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
ANATEL-fachada
Anatel intensifica combate à pirataria e equipamentos não homologados
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | RECORD Bahia
Wender evento AESP
Abratel participa de seminário sobre fiscalização em emissoras de radiodifusão
banner brasil antenado
Em nova fase, MCom lança o Brasil Antenado com instalação gratuita de parabólicas digitais
woman-with-remote
Mais de 1000 cidades terão sinal analógico de TV desligado até dezembro
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas