Search
Search

Sancionada lei que regulamenta a Reforma Tributária sobre consumo

Sancionada lei que regulamenta a Reforma Tributária sobre consumo

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O presidente Lula sancionou, na quinta-feira (16), a primeira lei que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo. Com a sanção, o texto foi transformado na Lei Complementar nº 214/2025, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A nova legislação prevê a substituição gradual de tributos como PIS, Cofins, IOF-Seguros, IPI, ICMS e ISS por dois novos impostos: o IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços), de competência compartilhada entre estados, municípios e o Distrito Federal; e a CBS (Contribuição Sobre Bens e Serviços), de competência da União.

Reconhecida como um marco histórico, a Reforma Tributária sobre consumo vinha sendo discutida há mais de 30 anos, dada a complexidade do sistema tributário vigente após a Constituição Federal de 1988.

A Abratel acompanhou ativamente as negociações que resultaram na consolidação do texto, incluindo a manutenção do setor de radiodifusão nos novos tributos.

Outro destaque importante foi a inclusão do mecanismo que permite às empresas de radiodifusão o aproveitamento de crédito tributário. Essa medida foi incorporada à reforma tributária após a articulação e a apresentação de uma emenda de plenário do deputado Augusto Coutinho (Republicanos/PE).

Coutinho foi um dos sete deputados do Grupo de Trabalho instalado pela Câmara para analisar o projeto de lei complementar de regulamentação da reforma (PLP 68/24).

“O avanço da Reforma Tributária foi possível graças a uma ação conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Agradeço às lideranças partidárias pelo equilíbrio do texto e pela sensibilidade de incorporar a emenda de plenário apresentada pelo deputado Augusto Coutinho, que garantiu a possibilidade de aproveitamento dos créditos tributários ao setor de radiodifusão”, declarou Márcio Novaes, presidente da Abratel.

“Enalteço o trabalho dos relatores Reginaldo Lopes (PT/MG) e Eduardo Braga (MDB/AM), bem como dos presidentes das casas legislativas, que foram fundamentais para esse importante avanço. Essa reforma representa um grande passo para a nossa sociedade e para os empresários, que tanto contribuem para o desenvolvimento do Brasil. É, sem dúvida, um marco histórico que trará benefícios significativos para o país”, finalizou.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
Mais Lidas
10-07-2024-Fachadas-do-STF-Gustavo-Moreno-3-scaled
STF define parâmetros para responsabilização de plataformas por conteúdos de terceiros
SET CENTRO OESTE 2025 1
Abratel participa da SET Centro-Oeste e reforça protagonismo da TV 3.0
SET-Centro-Oeste-2023-Abertura-Wender-Souza-Luana-Bravo-768x512
Brasília recebe edição 2025 do SET Centro-Oeste
54583175853_85c70ea2ca_5k
Parabólica digital gratuita alcança 5 milhões de famílias
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | RECORD Rio
Informe Abratel
Loading...
1 2 58

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas