Pesquisar
Pesquisar

SET cria grupo de estudos de novas mídias

SET cria grupo de estudos de novas mídias

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) anuncia a criação do Grupo SET de Novas Mídias que será coordenado por Rodrigo Dias Arnaut, Vice-Diretor de TV por Assinatura e Novas Mídias da entidade. De acordo com ele, o grupo tem como objetivo “estudar de que forma as mídias digitais podem enriquecer a experiência com o conteúdo televisivo de diversas audiências de TV conectadas a outros dispositivos, tais como smartphones, tablets, wearables e internet das coisas (IoT)”.

O crescente percentual das pessoas que utilizam a Internet diariamente para informação ou entretenimento foi um dos motivadores da estruturação do novo grupo da SET. Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015 do Governo Federal, 48% dos brasileiros usam internet, os usuários de novas mídias ficam conectados, em média, 4h59 por dia, durante a semana, e 4h24 nos finais de semana. Esses números são maiores que os verificados no ano passado e superiores aos obtidos pela televisão, embora a TV ainda siga como meio de comunicação predominante entre os brasileiros. Ainda conforme a pesquisa, entre os internautas, 66% usam celular e 71% notebooks. Dessa mostra, 92% utilizam redes sociais. A pesquisa corrobora a relevância das novas mídias no comportamento da população e, por consequência, na audiência televisiva.

Além dos profissionais de emissoras de TV, o Grupo de Novas Mídias da SET pretende reunir produtores audiovisuais, profissionais de agências de propaganda, publicidade e digitais, desenvolvedores de software, pesquisadores acadêmicos e anunciantes. “Agindo multidisciplinarmente, poderemos gerar o aquecimento de vários mercados, reduzindo esforços redundantes e maximizando resultados”, afirma Dimas Dion, Coordenador de Comunicação da SET e um dos organizadores do grupo.

Atividades e participantes

Estão previstas no grupo atividades como a geração de conteúdo para artigos da revista da SET, para o site da entidade e para veículos segmentados do setor, além da presença nas mídias sociais, e a criação de pesquisas para atualizar constantemente o setor. A participação em eventos e congressos de mídia para identificar novas tendências, que poderá gerar um anuário das experiências coletadas, e a criação e apresentação de palestras representando a SET também incluem-se entre os objetivos, que deverão ser avaliados em encontros bimestrais.

O coordenador do Grupo SET de Novas Mídias, Rodrigo Dias Arnaut, é mestre em Ciências pela Escola Politécnica da USP, atua como pesquisador de sistemas de TV no departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da TV Globo e professor colaborador da FAAP nas disciplinas de Mídias Digitais e Transmídia para graduação (RTV) e pós-graduação (Produção Executiva e Gestão de TV). Atualmente, preside também a Associação EraTransmídia, entidade que atua em colaboração com a SET.

Participam ainda do grupo: Andre Campos Filippe, especialista em Business Intelligence da iProspect, Daiana Sigiliano, pesquisadora em TV Social da UFJF e EraTransmídia, Felipe Iasi, designer de Novas Mídias da Rede Bandeirantes, Marilia Fredini, produtora multimídia da TV Cultura, Sergio Bicudo, coordenador da TV PUC-SP, Shyrles Monteiro, desenvolvedora de Aplicações Interativas da Rede Record, Solange Eiko, vice-presidente da Associação EraTransmídia, Rodolfo Oliveira, sócio-diretor da Corazonada, Rodrigo Terra, sócio-diretor da Fazenda Urbana, e Ursula Reichenbach, designer de User Experience da Movile.

As inscrições para participar do grupo podem ser feitas pelo e-mail: dimas.dion@set.org.br

HARTZ

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
homem pirataria
Brasil intensifica combate à pirataria digital em 2025
empregos-comunicacao
Setor de comunicação cria quase 455 mil empregos em 2025
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
banner ecad
Abratel renova convênio com Ecad
midiacom rj 1
Comunicação é a 2ª maior força econômica do RJ, aponta debate com participação da Abratel
Informe Abratel
Loading...
1 2 80

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas