Search
Search

Subcomissão de rádio faz indicações sobre o tema

Subcomissão de rádio faz indicações sobre o tema

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A migração para o novo Sistema Brasileiro de Rádio Digital é um dos temas que vem sendo tratados pela Subcomissão Especial de Rádio Digital, instalada desde 2011 na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicações e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados.

A CCTCI publicou ontem um novo relatório referente à subcomissão, elencando uma série de indicações para o processo de digitalização do rádio. Foram realizadas Audiências Públicas sobre o assunto, com a participação de representantes do Ministério das Comunicações, da Abratel e outros especialistas do setor.

Com base nos testes publicados dos padrões de rádio digital coordenados pelo Ministério, além de informações colhidas junto aos representantes dos padrões e pesquisadores do tema. O resultado dessas reflexões se encontra consubstanciado no relatório final da Subcomissão, aprovado em dezembro de 2013. Leia mais em Comissão publica relatório sobre rádio digital.

Com base nas conclusões referido relatório, uma das sugestões da comissão é que a escolha do padrão tecnológico e a forma da migração para o sistema digital devem ser determinadas livremente pelo mercado.

Outra questão se refere a cobertura do sinal. “Os testes coordenados pelo Ministério devem partir da premissa de que a cobertura digital deve ser igual à existente no sistema analógico e, portanto, o valor da potência necessária para os testes deve ser um dos resultados a serem descobertos pelos testes de campo, e não um valor fixo pré-determinado”, diz o texto.

As indicações citam ainda um alerta sobre a migração das AMs para a faixa FM. Segundo o documento a escolha do novo modelo de rádio digital deve ser anterior ao início de operação da extensão da faixa do FM, de modo que os novos receptores a serem fabricados sejam compatíveis com as mudanças.

Confira a íntegra do relatório com as indicações.

Por João Camilo
Ascom Abratel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
saiba-como-o-boleto-bancario-pode-ajudar-a-reduzir-a-inadimplencia
Prazo para pagar boletos do FISTEL se encerra dia 31
53586575569_1cda257507_6k-scaled
Silas Câmara é eleito presidente da Comissão de Comunicação
close-up-shot-black-condenser-microphone-front-computer-sound-engineering-studio-scaled
Boletos do FISTEL devem ser pagos até 31 de março
d2c0eb07-7905-40e6-a6c9-4082d69ba3ae
Abratel tem novo representante no Conar
DSC8077-600x400-1
Abratel marca presença no SET Sudeste
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas