Data:3/04/2023
Veículo: Broadcast Estadão
Por Luiz Araújo
Brasília, 03/04/2024 – Os representantes das emissoras de televisão esperam que a implementação da TV 3.0, nova tecnologia que começará a ser implementada no ano que vem, represente aumento das receitas no médio e longo prazo.
“Poderemos aprimorar até o ponto de uma publicidade ser direcionada a uma unidade, observando o perfil do espectador, assim como as redes sociais já fazem”, afirma ao Broadcast o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes.
O Ministério das Comunicações realiza hoje seminário de apresentação da TV 3.0, que está sendo discutida desde o governo passado. A nova tecnologia promete experiências imersivas, transformando os canais em aplicativos, que poderão oferecer serviços complementares além da programação principal.
“A televisão aberta no Brasil representa 60% da audiência de todos os canais disponíveis. É um fenômeno, um alvo que não existe igual”, disse Márcio Novaes ao defender que a mudança da tecnologia representará ganhos para as emissoras a partir de publicidade.
Para financiar a transição, Márcio diz que a abertura de linhas de crédito será fundamental. “O estatuto atual do BNDES impede que as emissoras façam captação. Uma coisa totalmente absurda”, afirma ao indicar a demanda por mudanças.
A abertura dessas linhas de crédito é defendida pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que diz que o governo estuda como isso poderá ser feito. Não há cálculos públicos sobre o valor necessário para bancar a transição tecnológica.