Search
Search

Usuários de 4G devem chegar a 1 milhão até o fim do ano

Usuários de 4G devem chegar a 1 milhão até o fim do ano

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A tecnologia de acesso à rede de internet móvel 4G deve chegar ao fim do ano com cerca de 1 milhão de usuários, segundo previsão da consultoria de telecomunicações Teleco. A estimativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com base em números da indústria, era chegar em dezembro com aproximadamente 4 milhões de usuários, o que é considerada uma previsão “irrealista”, na avaliação do presidente da Teleco, Eduardo Tude.

Até o fim de junho, a Anatel registrara 174,1 mil usuários de 4G em todo o país. Em abril, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que o número de acessos 4G no país poderia superar a previsão da Anatel, de 4 milhões até o fim do ano. Ele até apostou um jantar com o presidente da agência, João Rezende. “Se vender 4 milhões e um, eu ganho”, brincou o ministro, à época.

Para Tude, só haverá um crescimento expressivo no número de usuários de 4G no país quando o preço dos aparelhos smartphones baixar. “É difícil ter um crescimento forte porque os smartphones ainda estão com um preço muito alto. Enquanto não chegarem modelos com preços mais acessíveis, o que deve acontecer a partir do ano que vem, não vai ter um crescimento desse porte”, avaliou.

Segundo ele, os preços dos smartphones devem cair com o crescimento do volume mundial de acessos à tecnologia 4G, e a escala de produção dos equipamentos. A tendência é aumentar a produção de smartphones com preços abaixo de R$ 1 mil. Também deve contribuir na queda dos preços a desoneração da cobrança do PIS/Pasep e da Cofins dos equipamentos, promovida pelo governo federal. “A desoneração ajuda, mas não resolve”, diz Tude

O estado com maior número de linhas de 4G ativas é São Paulo, com 66,4 mil usuários – só no código de área 11 são 44,4 mil acessos. Em seguida está o código de área 21, que abrange a cidade do Rio de Janeiro, com 21,8 mil usuários de 4G. A região com menor adesão é o interior do Piauí, com DDD 89, onde há apenas 94 usuários de 4G até agora

Agência Brasil

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas