Search
Search

100 anos da 1ª transmissão de rádio no Brasil

100 anos da 1ª transmissão de rádio no Brasil

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.
Centenário do Rádio no Brasil acontece junto à comemoração de 200 anos da independência
Em 7 de setembro de 1922, comemorou-se o centenário da Independência do Brasil. Uma forma de celebração envolvia uma nova tecnologia para a época: uma transmissão de rádio à distância e sem fios. A voz do presidente Epitáfio Pessoa ecoou pelas ondas de radiodifusão pela primeira vez na história. Este foi o início do Rádio em solo brasileiro.
Há 100 anos, o Brasil conhecia o, até então, mais revolucionário equipamento de comunicação de massa. A transmissão foi captada por uma antena no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, e transmitida na Rádio Sociedade.
Entretanto, foi apenas em 20 de abril de 1923 que a primeira emissora brasileira foi fundada, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje é conhecida como Rádio MEC, fundada por Roquette Pinto, com o propósito de ser um veículo de comunicação educativo, cultural e artístico.
Desde então, diversas emissoras surgiram, como a Rádio Record, Rádio Nacional, Rádio Tupi entre outras. Em 1932, as rádios passaram a ter permissão para realizar publicidade. Com isso, as emissoras se profissionalizaram cada vez mais.
Em 1937 inicia-se a venda de receptores de ondas curtas. Ondas curtas consistem a alta frequência obtida pela relação inversa ao comprimento. Ou seja, em uma onda de radiodifusão com comprimentos compreendidos entre 10 e 100 metros. Em 1946 fundou-se a Associação Interamericana de Radiodifusão (AIR), formada por associações nacionais e internacionais.
Com a inauguração da Televisão em 1950, é criado o Código Brasileiro de Radiodifusão e o Conselho Nacional de Telecomunicações. Ainda nesta década, foi realizada a primeira transmissão experimental de rádio em frequência modulada (FM) pela rádio Imprensa do Rio de Janeiro. Em 1969, surgem as primeiras rádios FM estéreo.
Em 1990, fundou-se a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com sede atual no Distrito Federal, a Anatel segue a função de órgão regulador das telecomunicações. Com a chegada de novas tecnologias, a faixa estendida de FM (eFM) é inaugurada em 2021.
Atualmente, pesquisas apontam o comportamento de usuários de smart speakers (aparelhos que funcionam por comandos de voz conectados à internet) e já destacam que grande parte dos usuários desses aparelhos passam a maior parte do tempo ouvindo o rádio por eles.
Além disso, também é observado o consumo de programas inspirados nos já consagrados programas de rádio, os podcasts. O Rádio tem sua trajetória com muitos pontos relevantes para a história da comunicação no país, impactando a rotina dos brasileiros em diversos âmbitos, como educação, cultura e entretenimento, acompanhando as gerações e as novas tecnologias.
Atualmente, há uma consulta pública para instaurar o Dia Nacional do Rádio no dia de nascimento de Edigar Roquette-Pinto, 25 de setembro. Entusiasta do meio e fundador da primeira rádio, a Rádio Sociedade, sua data de nascimento já é conhecida pela comemoração do rádio, mas aguarda aprovação em lei.
A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) comemora a data e reconhece o Rádio como o meio que mais impactou a comunicação no país em toda a história. Para o presidente, Márcio Novaes, o rádio segue vivo mesmo com todas as tecnologias.
“O rádio funcionava à pilhas, na tomada, funciona no celular, em smart speakers, em televisores modernos. O meio completa 100 anos se reinventando, remodelando, aprendendo como produzir novos conteúdos e a conquistar gerações muito diferentes. Sejam os amantes do futebol, que escutam a transmissão no campo, sejam as crianças se conectando com seus avós ao ouvir uma música sintonizada na emissora favorita da família. O rádio ainda estará aqui por muitos mais anos”, comemora.
Após 100 anos de sua criação, o rádio segue sendo um dos mais importantes meios de comunicação, como mecanismo de propagação da cultura brasileira, informação, cobertura jornalística e debate, se reinventando e se adaptando às novas tecnologias que surgem concomitantemente, mantendo seu objetivo principal: a comunicação.
COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
Mais Lidas
ANATEL-fachada
Anatel intensifica combate à pirataria e equipamentos não homologados
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | RECORD Bahia
Wender evento AESP
Abratel participa de seminário sobre fiscalização em emissoras de radiodifusão
banner brasil antenado
Em nova fase, MCom lança o Brasil Antenado com instalação gratuita de parabólicas digitais
woman-with-remote
Mais de 1000 cidades terão sinal analógico de TV desligado até dezembro
Informe Abratel
Loading...
1 2 64

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas