Associação Brasileira de Rádio e Televisão

11 de agosto: Dia da Televisão no Brasil

No Brasil, o Dia da Televisão é comemorado no dia 11 de agosto. E em 2022, o meio
segue sendo o mais influente e atravessado por diversas inovações, como a TV Digital e os aparelhos inteligentes conectados à internet.

Perto de completar 100 anos de sua criação, a televisão ainda se destaca no dia-a-dia das pessoas, como aponta a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE em 2019. Segundo os dados, 96,3% dos lares brasileiros possuem ao menos uma televisão, estando presente em mais de 68.400 casas em todo o território nacional.

A televisão foi inventada em 1925 pelo escocês John Logie Baird, com a primeira imagem apresentada um ano depois. A versão eletrônica surgiu em 1929, desenvolvida pelo russo-americano Vladimir K Zworykin. O experimento conquistou o Brasil nos anos 1950 e, desde então, se estabeleceu como um dos meios de comunicação favoritos da população.

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) comemora a data junto a seus associados. Para o presidente da Abratel, Márcio Novaes, as inovações tecnológicas melhoram a qualidade do aparelho, mas não alteram o contato do telespectador.

“O futuro é interconectado, mas só faz sentido se há conteúdo. Enquanto os profissionais de comunicação souberem entregar conteúdos televisivos interessantes, bem-feitos e com gente capacitada na equipe de produção, sempre haverá quem queira assisti-lo”, afirmou Novaes.

Evolução dos modelos de televisão conforme os anos, da TV em Tubo até a Smart TV
Evolução da Televisão até os dias atuais | Produção: Águida Leal/Abratel
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp