Pesquisar
Pesquisar

Abratel fala sobre o futuro do rádio no Brasil

Abratel fala sobre o futuro do rádio no Brasil

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) esteve no último dia 14 ministrando uma palestra a convite da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), a respeito do futuro do rádio no Brasil.

A apresentação foi realizada pelo consultor técnico da Abratel, o engenheiro de comunicações, André Felipe Trindade, que destacou a migração do rádio AM para FM. Demanda recente da Abratel junto ao Ministério das Comunicações (Minicom).

Trindade alertou sobre a necessidade urgente da mudança de ondas médias (AM) para frequência modulada (FM). “A migração é vital para a manutenção de mais de 1700 rádios AM, que geram milhares de empregos em todo pais. Outra preocupação é a qualidade do sinal que chega à população, levando em consideração que a AM está mais suscetível a ruídos decorrentes da urbanização”, declarou.

O Minicom, representado por meio do diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica, Octavio Pieranti, aproveitou a audiência para apresentar os resultados dos testes já realizados a respeito da digitalização. Entretanto, Pieranti acrescentou que novos testes ainda serão realizados pelo ministério antes da migração.

Posicionamentos

A Associação Mundial de Rádios Comunitárias (ARMAC) representada por Arthur William, questionou os resultados dos testes realizados pelo Minicom e criticou a falta de participação acadêmica no Conselho Consultivo de Rádio Digital.

A Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB) questionou a pouca transparência do Conselho Consultivo. Indagou, ainda, a ausência de testagem com ondas curtas.

O Movimento Nacional de Rádios Comunitárias (MNRC) representado por Jerry de Oliveira, ressaltou que a migração irá beneficiar o padrão americano de HD Rádio e que o marco regulatório deverá ser revisto. Oliveira pediu também que seja levado em consideração um modelo de proposta de rádio latino americano, que privilegia menos o aspecto comercial e valoriza o social.

 

Por João Camilo
Ascom Abratel
Com a Colaboração de André Felipe Trindade
Foto: Rafael Walace/Alerj

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
homem pirataria
Brasil intensifica combate à pirataria digital em 2025
empregos-comunicacao
Setor de comunicação cria quase 455 mil empregos em 2025
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
banner ecad
Abratel renova convênio com Ecad
midiacom rj 1
Comunicação é a 2ª maior força econômica do RJ, aponta debate com participação da Abratel
Informe Abratel
Loading...
1 2 80

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas