Search
Search

Abratel participa de reunião com o TSE sobre combate à desinformação

Abratel participa de reunião com o TSE sobre combate à desinformação

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Na oportunidade, o Tribunal apresentou a campanha “#EuVotoSemFake”, que busca conscientizar os eleitores sobre a divulgação de informações verdadeiras durante as Eleições Municipais 2020

 

Na última terça-feira (29), a Abratel se reuniu virtualmente com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para definir ações com o intuito de combater os efeitos negativos provocados pela desinformação no processo eleitoral brasileiro.

A Abratel é parceira do TSE e faz parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação, que prevê uma série de iniciativas para desestimular ações de proliferação de informações falsas e aperfeiçoar métodos de identificação de possíveis práticas de disseminação de conteúdos falsos.

Na ocasião, o Tribunal apresentou a campanha “#EuVotoSemFake”, que busca conscientizar os eleitores sobre o papel que eles têm na divulgação de informações durante as Eleições Municipais 2020.

O principal objetivo da ação é passar informações precisas sobre o processo eleitoral, os cuidados sanitários e o fluxo no dia da votação, orientações para os eleitores em relação à apresentação de documentos, entre outras.

Segundo Thiago Rondon, coordenador digital de Combate à Desinformação do TSE, o principal objetivo da campanha é passar informações precisas sobre o processo eleitoral, como os cuidados sanitários para a realização do voto no dia das eleições, o funcionamento do fluxo de votação e as orientações para os eleitores em relação à apresentação de documentos, entre outras. “Tendo acesso à informação verdadeira, a população fica mais tranquila para votar e mais preparada para combater as chamadas fake news”, destaca.

O combate à desinformação é um dos compromissos da gestão do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, que enfatiza a missão da Justiça Eleitoral em assegurar a democracia brasileira e a preocupação da Corte com campanhas de desinformação, de difamação e de ódio na internet.

Para o ministro, “as mídias sociais, as plataformas de internet, os veículos de imprensa e a própria sociedade são os principais atores no enfrentamento da desinformação”, uma vez que, segundo sua avaliação, a Justiça Eleitoral tem papel importante, porém residual, no enfrentamento das fake news, pois o Judiciário não tem nenhuma intenção de se tornar censor da liberdade de expressão das pessoas.

 

Com informações do TSE

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
mcom
Portaria do MCom estabelece regra transitória para pagamento de alteração de classe
Marcio Costa_Kantar IBOPE Media
Kantar IBOPE Media tem novas lideranças no Brasil
Novo site da Abratel
Site da Abratel está de cara nova
cristiana_camarate_credito_anatel_divulgacao
Cristiana Camarate é a nova conselheira substituta da Anatel
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
Informe Abratel
Loading...
1 2 19

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas