Search
Search

Aprovada matéria que adequa Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional à Lei Geral de Proteção de Dados

Aprovada matéria que adequa Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional à Lei Geral de Proteção de Dados

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Foi aprovado nesta terça-feira (19/04) no Plenário da Câmara dos Deputados o PL 454/22, que trata sobre o compartilhamento e publicização de dados e microdados brutos coletados no recenseamento anual. Com estas  adequações, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) estará autorizado a compartilhar com os secretários estaduais e municipais os dados obtidos nos seus exames de avaliações de educação básica, ensino médio e ensino superior para o planejamento e execução de políticas públicas educacionais.

A medida é importante para a adequação da Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional (1998) à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) (2018). Sem essa alteração, o INEP não poderia compartilhar os dados do Censo Escolar, principal mecanismo de avaliação da educação brasileira a nível nacional. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e o INEP deverão editar em até seis meses a partir da publicação desta lei regulamentar aprovada matéria que adequa Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional à Lei Geral de Proteção de Dados to comum referente a imposição de condicionantes de anonimidade ao compartilhamento de dados e microdados.

LGPD

Foi aprovada no ano de 2018 a Lei Geral de Proteção de Dados, que teria como objetivo o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade. A medida passou a vigorar no ano de 2020, porém as sanções para as empresas/órgãos que não se adaptassem apenas passaram a valer no dia 1º de agosto de 2021, com a aplicação de multas. A alteração aprovada no PL 454/22 é relevante em razão da sensibilidade dos dados coletados no Censo, no que se refere a informações sobre crianças e adolescentes, origem racial ou étnica, convicções religiosas ou filosóficas e opiniões políticas de uma pessoa.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
Mais Lidas
image_ Jefferson Rudy:Agência Senado
Lula sanciona reoneração gradual da folha de pagamento
SET-EXPO-2022-Maximiliano-Salvadori-Martinhao
Maximiliano Martinhão assume diretoria na Seja Digital
1df0da3e-f7cc-4476-a081-7000a0057716
Abratel marca presença no IBC 2024
img20240912144907465
Câmara aprova fim gradual da desoneração da folha a partir de 2025
LOGO MCOM
MCom aprova Plano de Fiscalização Regulatória 2024
Informe Abratel
Loading...
1 2 29

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas