Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Aparelho celular na mão de uma pessoa e os letreiros 5G saindo da tela como magia, monstrando uma tecnologia avançada tal qual o 5G

5G autorizado em Curitiba, Goiânia e Salvador, ativação será na próxima semana

Após reunião nesta sexta, Gaispi permite que antenas de 5G entrem em operação nas três capitais para ativação na próxima semana

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) autorizou, nesta sexta-feira (12), as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G a ativarem as estações de 5G do serviço móvel nas cidades de Curitiba/PR, Goiânia/GO e Salvador/BA.

De acordo com a Entidade Administradora da Faixa (EAF), Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) devem estar aptas para receber a tecnologia até 29 de agosto.

Entretanto, o Gaispi recomendou ao Conselho Diretor da Anatel a postergação da disponibilização da faixa de 3,5 GHz para até 28 de outubro nas 15 demais capitais. O motivo da mudança de data limite, segundo o grupo, se mostrou necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Mas permanece a possibilidade de antecipação, mesmo nessas 15 cidades, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF.

As pessoas que recebem transmissões de TV aberta via antena parabólica precisam adaptar o equipamento para evitar possíveis interferências no sinal do aparelho.

Integrantes de programas sociais do governo que utilizam antena parabólica podem solicitar o kit gratuito para adaptarem o equipamento à Siga Antenado. Mais informações no telefone 0800-729-2404.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp