A Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap), em parceria com o Conselho de Normas Padrão (CENP), desenvolveu um trabalho voltado para a valorização da publicidade brasileira. A campanha traz dados do importante e inédito estudo da Deloitte para o setor publicitário brasileiro, em linha e mesma metodologia de estudos anteriores realizados em UK, Austrália, Nova Zelândia e Portugal.
A pesquisa “O valor da publicidade no Brasil”, demandada pela Abap, conta com o apoio da Abratel. “Não há como pensar em comunicação, liberdade de imprensa e informação de qualidade sem pensar em publicidade. É ela quem garante o sustento de um trabalho jornalístico de credibilidade ou de um entretenimento bem feito. E quando falamos de rádio e TV aberta, que são gratuitos, este valor da publicidade ganha ainda mais significado”, afirma Márcio Novaes, presidente da Abratel.
Valor para o Brasil
O estudo concluiu que cada real investido em publicidade em 2020 gerou R$ 8,54 para a economia brasileira. De acordo com a Deloitte, 1% de crescimento no investimento publicitário está associado a um crescimento de 0,06% no PIB per capita.
Levando em conta que, no ano passado, a compra de espaços publicitários nos principais veículos de comunicação totalizou R$ 49 bilhões, o impacto estimado da publicidade na economia brasileira foi de R$ 418,8 bilhões no período —cerca de 6% do PIB.
Mario D’Andrea, presidente da ABAP, destaca que o estudo comprova o que as entidades já defendem há muito tempo. “A publicidade não beneficia apenas os anunciantes e veículos, ela traz enormes benefícios econômicos para o PIB brasileiro, cria empregos, dissemina a informação. É a indústria que impulsiona as outras indústrias”, disse.
A PUBLICIDADE BRASILEIRA É RESPONSÁVEL POR
Empregabilidade do setor
De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), existem 196.310 pessoas empregadas diretamente no setor da publicidade no Brasil. Entre os empregos diretos no setor, o segmento das atividades de televisão aberta demonstrou ser o mais representativo, com cerca de um quarto do total de postos de trabalho.
A região Sudeste concentra a maior parte dos postos de trabalho, com 109.889 trabalhadores, o que representa 56% do total de empregados diretos da publicidade. Nessa região, os segmentos de agência e consultoria em publicidade e de portais e provedores de conteúdo na internet se destacam, com um percentual de trabalhadores maior que a média da região.
O futuro da publicidade no Brasil
O futuro abre infinitas novas possibilidades para a publicidade se colocar na sociedade e falar com o público, e requererá resiliência de seus competidores diante das transformações.
Visões sobre a publicidade do futuro
- A publicidade é um setor consolidado e reconhecido no Brasil, que está diante de novas realidades.
- As transformações no jeito de produzir e consumir publicidade demandarão importantes mudanças para anunciantes, agências e meios de comunicação.
- Os atores do setor devem absorver novas competências, com times e estratégias cada vez mais multidisciplinares.
- Será imperativa a habilidade de coexistir em contextos tradicionais e inovadores de comunicação e interação com o público.
- Ganha relevância a capacidade de manter a transparência nas relações comerciais e na comunicação e na medição de impacto das campanhas.
- A abertura a inovações e a flexibilidade para lidar com as transformações determinará o quão bem sucedido o setor será no futuro.
O estudo ainda destaca outros aspectos positivos da publicidade para a sociedade como o financiamento dos meios de comunicação, reforçando a liberdade de expressão, essencial para a democracia; a promoção da cultura, da educação e do entretenimento e o estímulo à competitividade entre as empresas, ao oferecer opções aos consumidores, informação de preços, combate à desinformação, inovações e internacionalização de marcas.
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Assessoria de Comunicação da Abratel