Search
Search

Abratel participa de debate sobre a destinação de faixa da TV aberta para o 4G

Abratel participa de debate sobre a destinação de faixa da TV aberta para o 4G

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

DSC_0003

A Abratel participou nesta quarta-feira (19) de audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, que debateu a destinação da faixa dos 700 MHz. A audiência foi transmitida ao vivo pela TV Senado.

A Associação foi representada pelo seu engenheiro de comunicações, André Felipe Trindade. De acordo com ele, o ponto mais urgente a ser considerado é a realização de novos testes a respeito das interferências no serviço de internet móvel 4G (LTE). “Os testes de interferência são essenciais para tomarmos qualquer tipo de decisão sobre desocupação da faixa dos 700 MHz. É necessário ratificar, mais uma vez, que o serviço de radiodifusão, livre e gratuito, precisa ser garantido”, afirmou.

Trindade disse ainda sobre a necessidade de se informar a população. “Outra grande necessidade que existe é a de esclarecer a população a respeito do impacto da digitalização da TV e de possíveis problemas decorrentes da convivência entre os dois sistemas (TV e 4G). É importante que as pessoas saibam quando o problema (de sinal) provem da má instalação dos equipamentos e quando é originado pelas interferências. De posse dessa informação elas poderão cobrar seus direitos”, esclareceu o engenheiro.

Para o presidente substituto do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente, o radiodifusor não tem com o que se preocupar. “Estamos trabalhando para que o serviço de TV aberta não seja prejudicado. Recentemente publicamos a resolução que dispõe sobre o uso da faixa dos 700 MHz. Nela constam as garantias de que os custos de desocupação (da faixa) serão arcados pelas empresas licitantes e que o processo de leilão só acontecerá após o replanejamento de canais e as soluções para possíveis interferências”, disse.

O presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) Olímpio Franco, ratificou que a reorganização do espectro para liberar a faixa dos 700 MHz exige testes e pesquisa voltados para o bom funcionamento do sistema de TV digital.

O Ministério das Comunicações foi representado na audiência pela secretária de Comunicação Eletrônica, Patrícia Ávila. Ela informou que o Ministério vem realizando testes, estudos e reuniões em parceria com as associações e representantes das emissoras, com o objetivo de obter êxito no processo de desocupação da faixa dos 700 MHz e na digitalização da TV aberta.

Confira a apresentação da Abratel:

AP SENADO FEDERAL – 19 DE NOVEMBRO – ABRATEL

Por João Camilo
Ascom Abratel
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
saiba-como-o-boleto-bancario-pode-ajudar-a-reduzir-a-inadimplencia
Prazo para pagar boletos do FISTEL se encerra dia 31
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas