Search
Search

Brasil é um dos países que mais confia na Televisão e no Rádio

Brasil é um dos países que mais confia na Televisão e no Rádio

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O Brasil é o sexto país que mais confia no conteúdo produzido na Televisão e no Rádio, conforme aponta a pesquisa global “Trust in the Media”, da Ipsos, realizada em 27 países. De acordo com o levantamento, 65% dos brasileiros confiam em veículos de radiodifusão. Globalmente, o índice é de 49%. O estudo mostra ainda que 65% da população acredita que a TV e o Rádio agem com boas intenções com as notícias que fornecem.

Segundo a Ipsos Brasil, o país tende a ser uma população que valoriza e confia na mídia mais do que grande parte dos países do mundo. O Instituto avalia que o brasileiro é um cidadão que acredita na mídia e no valor que ela tem para informar e instruir.

A pesquisa perguntou também sobre fake news — e constatou que 59% entre os entrevistados brasileiros, a percepção de que as fake news prevalecem na internet é de 68% – média acima do que a global (62%), em detrimento dos veículos de comunicação profissionais.

 

Outras fontes de informação

No mundo, as pessoas confiam mais em que elas conhecem pessoalmente (72%) do que online (27%). Os brasileiros também confiam mais nos conhecidos ‘face a face’’ (73%) do que pela internet (38%).

Entre os entrevistados globalmente, a percepção de relevância das notícias e informações recebidas por pessoas conhecidas pessoalmente também é maior (70%) do que as enviadas por contatos da internet (36%). No Brasil, os índices são de 76% e 48%, respectivamente.

Somente 39% dos entrevistados globalmente acreditam que as pessoas conhecidas pela web agem com boas intenções quando compartilham informações. O índice é bem maior para quem conhecem cara a cara (72%). No Brasil, os resultados são ainda mais altos: 49% e 76%, respectivamente.

As informações obtidas entre os amigos também geram desconfiança, já que 61% dos brasileiros acreditam que eles podem trazer conteúdo falso. A média global é de 37%. A possibilidade de conteúdo falso é ainda maior entre conhecidos apenas pela internet, com 67% no Brasil e 54% no mundo.

 

A pesquisa online foi realizada com 19,5 mil entrevistados em 27 países, incluindo o Brasil, entre 25 de janeiro e 8 de fevereiro de 2019. A margem de erro para o Brasil é de 3,1 p.p.
COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Abratel_Voz-do-Brasil
Voz do Brasil: emissoras de Ubatuba dispensadas devido ao debate eleitoral
Dia Nacional da Televisão Abratel
Abratel celebra o Dia Nacional da Televisão
SET-EXPO-2022-Maximiliano-Salvadori-Martinhao
Maximiliano Martinhão assume diretoria na Seja Digital
1df0da3e-f7cc-4476-a081-7000a0057716
Abratel marca presença no IBC 2024
img20240912144907465
Câmara aprova fim gradual da desoneração da folha a partir de 2025
Informe Abratel
Loading...
1 2 30

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas