Search
Search

Ministro interino entrega conversores digitais para beneficiários do Bolsa Família

Ministro interino entrega conversores digitais para beneficiários do Bolsa Família

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O ministro das Comunicações interino, Francisco Ibiapina, entregou nesta segunda-feira, 19, na cidade de Rio Verde, no interior de Goiás, conversores digitais a beneficiários do Bolsa Família. Os aparelhos permitem que as famílias tenham acesso ao sinal digital mesmo nos televisores mais antigos, o que garante, de forma gratuita, mais qualidade de som e imagem, conteúdos adicionais e interativos nas grades das emissoras e informações de utilidade pública.

Acompanhado do prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, e do presidente da Câmara de Vereadores, Iran Cabral, o ministro interino valorizou a política de inclusão digital, promovida pelo Ministério das Comunicações (MC) em parceria com a Anatel, e os avanços que essa iniciativa trará para a população de todo o país.

“Um aspecto subjetivo, que não é mensurado diretamente, é o envolvimento da sociedade com a TV Digital. A comunidade de Rio Verde fez a diferença para alcançar esse salto tecnológico. A inclusão digital é uma das metas principais da gestão do ministro André Figueiredo”, destacou Ibiapina.

“Esse marco tecnólogo mostra que o país está sendo pioneiro, pois teremos o primeiro município sulamericano com sinal totalmente digital”, completou o ministro interino, ao pontuar que a política tem como prioridade o foco social, sem gerar a exclusão de nenhuma cidadão.

Para o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, “a TV Digital é um ganho fundamental para o país, que terá um padrão internacional e inovador”. “O cidadão, ao assistir pelo novo padrão da televisão, vai vivenciar uma nova experiência, pois a interatividade é diferenciada”, lembrou.

O presidente da Empresa Administradora de Digitalização (EAD), Antonio Martelletto, explicou que mais de 95% da população do município já tem conhecimento da mudança a partir das ações de divulgação. “Temos o telefone 147 para dar todas as informações sobre o processo de digitalização da TV”, afirmou.

“Ao longo do piloto de Rio Verde, percebemos que isso não é só uma mudança tecnológica, mas de evolução social. Para o sucesso desse processo, a parceria entre as esferas de governo e as empresas de comunicação é fundamental”, acrescentou o representante da EAD, que foi criada para coordenar o processo de transição do sinal e de entrega, até 2018, dos conversores para os cidadãos cadastrados no Bolsa Família em todo o país.

Ao receber o kit com o conversor, Maria Madalena Pereira, que é beneficiaria do Bolsa Família, falou orgulhosa da nova tecnologia que recebe na sua casa. “A imagem é muito melhor, pois é mais limpa e clara. Com a TV Digital, a família fica mais reunida para aproveitar a programação. É uma satisfação poder estar recebendo esse equipamento e participando desse novo momento do país”, vibrou a beneficiária do programa do Governo Federal.

Segundo o prefeito Juraci Martins, o município conseguirá virar uma referência para o mundo. “Essa representatividade tecnológica se juntará à força do agronegócio para levar desenvolvimento para todos os cidadãos. O sinal digital será decisivo para o progresso de Rio Verde”, disse.

O evento também contou com a participação de representantes da TV Anhanguera, dos poderes executivo e legislativo federal, estadual e municipal, bem como de associações e empresas da região.

Modernidade

Em função de critérios relacionados à localização, viabilidade técnica e renda per capita, a cidade goiana foi escolhida para sediar o teste-piloto do desligamento do sinal analógico de TV, que está previsto para o próximo dia 29 de novembro. O switch-off, expressão que define o encerramento do sinal analógico, está condicionado, no entanto, à aferição de que 93% dos domicílios do município já tenham acesso à TV digital.

Nesse processo nacional de transição, a EAD garantirá, a partir de suporte didático e campanhas de conscientização, que a população brasileira usufrua dos benefícios TV Digital em sua plenitude.

Na sequência da agenda, Ibiapina visitou a sede da TV Anhanguera, emissora que abrange a cidade e já transmite o sinal digital.

MiniCom

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
saiba-como-o-boleto-bancario-pode-ajudar-a-reduzir-a-inadimplencia
Prazo para pagar boletos do FISTEL se encerra dia 31
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas