Search
Search

Primeiro dia de Congresso Abratel de Comunicação é marcado por assinatura de Portaria e homenagens

Primeiro dia de Congresso Abratel de Comunicação é marcado por assinatura de Portaria e homenagens

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Na noite da última quinta-feira, a Associação Brasileira de Rádio e Televisão deu início ao I Congresso Abratel de Comunicação. O evento foi realizado no Renaissance Hotel, em São Paulo, e teve como tema “O futuro da Comunicação na Era Digital”. Autoridades, executivos do mercado, empresários e broadcasters puderam discutir e entender melhor o caminho da radiodifusão nos próximos anos.

O vice-presidente da Abratel, Luiz Cláudio Costa, representou o presidente da Associação, Márcio Novaes, que, por motivos de saúde, ficou impossibilitado de comparecer ao Congresso. Costa lembrou que “a radiodifusão é desafiada cotidianamente a inovar e a garantir o lugar consolidado há décadas no território nacional, além de ampliar a função que possui na vida de milhões de cidadãos, absorvendo as novas tecnologias. A significância das transmissões de rádio e televisão se revela no cotidiano de todos nós. O papel do rádio e da TV foi, é e continuará a ser de grande relevância em nossas vidas.”

O vice-presidente da Abratel, Luiz Cláudio Costa (centro), com os membros da mesa
O vice-presidente da Abratel, Luiz Cláudio Costa, com os membros da mesa

Novaes destacou, por vídeo, a importância do esforço da Abratel. “É uma conquista do trabalho que a Abratel vem realizando ao longo dos anos. Um trabalho forte, atuante, sempre em prol da radiodifusão. Nós estamos atentos a todos os movimentos, a todos os players que estão em volta do setor.”

O presidente da Abratel, Márcio Novaes, impossibilitado de ir por questões de saúde, gravou um vídeo para ser passado durante a abertura do evento
O presidente da Abratel, Márcio Novaes, impossibilitado de ir por questões de saúde, saudou os convidados na abertura do evento

Autoridades

O Congresso Abratel de Comunicação contou com a presença dos ministros Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços), Gilberto Kassab (Comunicações) e Sérgio Sá Leitão (Cultura). Além de Márcio França, vice-governador de São Paulo e Paulo Dimas de Bellis, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Juarez Quadros, presidente da Anatel; Marcus Vinícius Vieira, CEO do Grupo Record; e Antônio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital, também estiveram na abertura do evento.

“A radiodifusão brasileira vive um momento especial e tem evoluído constantemente. Com a conclusão do desligamento do sinal analógico de TV, o país poderá oferecer mais radiodifusão em FM”, lembrou Kassab.

A assinatura da Portaria

Na ocasião, Marcos Pereira e Gilberto Kassab assinaram a Portaria Interministerial nº 68, que altera o processo produtivo básico para aparelhos de áudio e vídeo industrializados na Zona Franca de Manaus. A Portaria entrou em vigor na última segunda-feira (25). A assinatura é um marco para a radiodifusão brasileira. Com a migração do AM para o FM, haverá a necessidade do uso da faixa estendida, por isso, a mudança na industrialização dos equipamentos é necessária.

Gilberto Kassab, Marcos Pereira e Luiz Cláudio Costa após a assinatura da Portaria
Gilberto Kassab, Marcos Pereira e Luiz Cláudio Costa após a assinatura da Portaria

Para Pereira, a medida tende a favorecer a expansão do rádio: “Trata-se também de um pleito antigo da Abratel. A popularização de receptores com a faixa de 76Mhz a 108MHz facilitará a migração das emissoras de rádio AM, de ondas médias, para FM, sobretudo nas grandes cidades, onde os espectros já estão ocupados.”

Premiação

Também na cerimônia de abertura do evento, a Abratel homenageou nomes importantes como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da digitalização da TV brasileira. Entre eles:

Gilberto Kassab – Ministro das Comunicações

kassab4

Juarez Quadros – Presidente da Anatel

Ensaio Paulista

Antônio Carlos Martelletto – Presidente da Seja Digital

Ensaio Paulista

O jornalista Marcelo Rezende, ex-apresentador da RecordTV, também foi homenageado por conta da rica contribuição à Comunicação Social no Brasil. Marcelo faleceu em decorrência de um câncer, no dia 18 de setembro, aos 65 anos. O prêmio foi entregue a Diego Esteves e Patrícia Barbosa, filhos do jornalista.

homenagemmarcelo2

Após a premiação e a assinatura da Portaria, um jantar foi servido para os convidados a fim de celebrar as conquistas da Abratel e o sucesso do evento.

Ensaio Paulista

 

Por Paulo Pimenta
Assessoria de Comunicação da Abratel

Fotos: Marcelo Araújo/Abratel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
saiba-como-o-boleto-bancario-pode-ajudar-a-reduzir-a-inadimplencia
Prazo para pagar boletos do FISTEL se encerra dia 31
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas