Search
Search

Sancionada lei que muda regras de limite de gastos com propaganda

Sancionada lei que muda regras de limite de gastos com propaganda

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A Lei 14.356, de 2022, que altera as regras de limite de gastos com propaganda em anos eleitorais, foi sancionada na última quarta-feira (1º). O texto trata das contratações de serviços tidos como de comunicação institucional para órgãos dos governos federal, estaduais e municipais. Além disso, a lei também dispõe sobre despesas com publicidade em período pré-eleitoral (primeiro semestre do ano em que ocorrem eleições). A lei foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta.

O PL 4059/2021 foi aprovado no Senado Federal no início de maio. O relator do projeto, o senador Eduardo Gomes (MDB/TO), comparou a proposta a outras medidas de auxílio que o Congresso Nacional aprovou durante a pandemia para ajudar setores mais afetados, como foi o caso do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Segundo Gomes, este é “um setor da economia brasileira que precisa, nesse momento, de reforço e garantia de emprego”.

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), atuou intensamente sobre o projeto por ele corrigir dois problemas para a o setor de comunicação. Segundo o presidente da entidade, Márcio Novaes, “em relação às licitações de publicidade, o texto atende a uma antiga reivindicação do setor para acabar com os pregões eletrônicos e impedir a entrada de empresas sem especialização técnica. Outra solução versa sobre a base de cálculo de gastos em publicidade em ano eleitoral. Além de deixar clara a fórmula para obtenção da média, a lei prevê a correção dos gastos e que sejam feitos em cima de valores empenhados e não cancelados”, esclareceu.

As mudanças tecnológicas, como as redes e mídias digitais, também foram abarcadas no texto. Pela nova lei, o poder público poderá investir o valor equivalente à média mensal dos gastos com propaganda nos três anos anteriores. A lei também define que os gastos com publicidade institucional ligada à pandemia de covid-19 não estão sujeitos a esse limite.

Ação no STF

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido dos Trabalhadores (PT) apresentaram ações no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta semana, contra a lei por entender que a mudança proporciona um aumento de aproximadamente R$ 25 milhões em despesas com comunicação já este ano, o que apontam ferir “o princípio da isonomia” e a anualidade eleitoral, por entrar em vigor com menos de 12 meses antes do pleito.

Os pedidos de suspensão da norma, por meio das medidas liminares (ADI 7178 e ADI 7182), recebidas pelo ministro Dias Toffoli, questionam a permissão de veiculação de propaganda institucional e de pronunciamentos em cadeia de rádio e televisão apartado do horário eleitoral gratuito ao tratar sobre a pandemia de Covid-19. Entretanto, em decisão publicada na última quinta (2), o ministro Toffoli não concedeu a liminar para suspender a lei, abrindo prazo de cinco dias para ouvir os interessados na matéria. A Abratel já providenciou um pedido de amicus curiae para ser parte na discussão e defender os interesses da radiodifusão brasileira.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
saiba-como-o-boleto-bancario-pode-ajudar-a-reduzir-a-inadimplencia
Prazo para pagar boletos do FISTEL se encerra dia 31
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas