Search
Search

Serviço de telefonia móvel na faixa de 700 megahertz deverá ser licitado até junho de 2014

Serviço de telefonia móvel na faixa de 700 megahertz deverá ser licitado até junho de 2014

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

ABr110713WDO_7809A

Até o fim do primeiro semestre de 2014, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, espera fazer o leilão de concessão da frequência de 700 megahertz (MHz). “Nós estamos falando em abril. Mas sempre pode ter uma demora por causa da consulta pública”, disse o ministro hoje (30), durante evento na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Bernardo admitiu que o governo pretende antecipar as metas da internet banda larga 3G e 4G. “A nossa ideia é, no [no edital do] leilão de 700 MHz, colocar mais uma série de metas, inclusive a antecipação do 3G”. Isso deverá ocorrer nos municípios do interior que ainda não tenham esse serviço. Além disso, o ministério quer aproveitar para conectar todas as cidades com linhas de fibra ótica. A meta de universalização da internet 3G é 2017. “Mas nós podemos antecipar um ano, um ano e meio”, declarou o ministro das Comunicações. Para 4G, a meta permanece sendo 2019. Nessa, disse que “não vamos mexer”.

A frequência de 700 MHz está sendo trabalhada com mais cuidado porque, hoje, ela é usada por televisão, setor de grande penetração e força política, presente em 97% dos domicílios brasileiros, disse o ministro. “Mais uma vez, o foco vai ser voltado para a implantação de infraestrutura”.

Com a obrigação de antecipação do 3G, o atendimento será feito no Brasil inteiro em 2014 ou 2015. Pelos cálculos do ministro, cerca de 1,5 mil municípios não contam com rede de fibra ótica e em 200, localizados em plena Floresta Amazônica e em outros locais de difícil acesso, o serviço não deverá chegar nunca. Terão de ser cobertos por satélite.

Lembrou ainda que quando foi feita a licitação para a internet de banda larga 4G, as empresas vencedoras levaram a obrigação de fazer telefonia e internet na área rural.

O ministro admitiu que poderão vir a ser incluídas metas exclusivas para empresas nos serviços de banda larga, em atendimento a pleito formulado pela Firjan. Embora isso não tenha sido o foco do ministério, ele disse que está aberto a discutir e examinar a questão. “Combinamos de ter uma conversa lá em Brasília para entender melhor e ajudar. Não temos problema algum com isso”.

Segundo o ministro, o serviço de telecomunicações, englobando telefonia e internet de banda larga, é hoje “absolutamente imprescindível”. Reconheceu que o Brasil ainda precisa avançar muito nesse campo e frisou que a meta principal no país, no momento, é garantir o acesso domiciliar. A meta é atingir, até o final de 2014, 70% dos domicílios brasileiros, o que representa cerca de 42 milhões ou 44 milhões de casas.

O ministro destacou outra questão importante, que se refere à chamada “guerra dos postes”, ou seja, a disputa pela ocupação, no espaço urbano, para usar a infraestrutura disponível. “As empresas passam um cabo novo, desativam o cabo anterior, mas deixam ali para guardar lugar, para inibir a competição e o direito de passagem”. O Ministério das Comunicações está fazendo um regulamento em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para uso dos postes em todo o país.

O regulamento definirá que uma empresa ou grupo só vai poder ter um ponto no poste. “E o preço terá de ser isonômico”, disse Bernardo. Isso é importante, disse, porque vai fazer avançar a competição no setor de telecomunicações. A consulta pública já foi concluída e o ministro acredita que até o final do ano o problema estará resolvido.

Por Alana Gandra
Foto: Wilson Dias
Repórter da Agência Brasil

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
saiba-como-o-boleto-bancario-pode-ajudar-a-reduzir-a-inadimplencia
Prazo para pagar boletos do FISTEL se encerra dia 31
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas