Search
Search

Fake News são tema de seminário promovido pela Abratel, em Brasília

Fake News são tema de seminário promovido pela Abratel, em Brasília

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) realizou, nesta quarta-feira (20), o Seminário Impacto Social, Político e Econômico das Fake News, em Brasília. O evento contou com a presença de autoridades, parlamentares, executivos da radiodifusão, jornalistas e representantes de outros setores.

O presidente da República, Michel Temer, participou da solenidade de abertura do Seminário acompanhado do ministro Luiz Fux, presidente do Tribunal Superior Eleitoral; e dos ministros de Estado Gilberto Kassab, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Jorge de Lima, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sérgio Sá Leitão, do Ministério da Cultura. Também estiveram presentes o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Como forma de homenagear os envolvidos na flexibilização do horário do programa A Voz do Brasil, a associação destinou o Prêmio Abratel de Comunicação 2018 aos líderes dos partidos favoráveis à flexibilização, aos presidentes do Senado e da Câmara, ao presidente da República, e ao deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB-RS) pelo trabalho desenvolvido na chamada “reforma trabalhista” da radiodifusão. Entre os deputados presentes estavam Celso Russomanno (PRB-SP), Nilson Leitão (PSDB-MT) e Felipe Burnier (PROS-RJ).

Para o presidente da Abratel, Márcio Novaes, é importante estar atento à potencialização das fake news com as redes sociais. “Uma notícia chamada de falsa não deveria nem ser considerada uma notícia pois foge ao princípio básico do jornalismo: a verdade. Hoje, questiono os senhores: quem tem o direito de julgar o que é uma notícia falsa? Só existe uma resposta: a justiça. Nós, brasileiros, contamos com um arcabouço de leis para proteger tanto o jornalista quanto aquele que é informado. Existe o direito de resposta, a calúnia, injúria e difamação, por exemplo”, ponderou.

Painéis

O primeiro painel do Seminário, “Dados Pessoais e Fake News: Impacto Político”, teve a participação de Frederico Ceroy, promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Thiago Camargo, secretário de Políticas Digitais do MCTIC; Maria Eugênia, editora-chefe do Metróles; e dos deputados federais Márcio Marinho (PRB-BA) e Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). A mediação ficou por conta do secretário-geral do TSE, Carlos Eduardo Frazão.

A mesa do segundo painel, “Fake News: Impactos na Economia e Mercado”, foi composta por Mauro de Castro, especialista em Marketing Digital; Mara Luquet, do canal Mynews; Antonio Guerreiro, do Grupo Record; e por Caio Quero, da BBC Brasil. Amanda Klein, jornalista especializada em economia da RedeTV!, moderou o debate.

O último painel discutiu “O Impacto Social das Fake News”. Entre os palestrantes estavam o editor de Política do Correio Braziliense, Leonardo Cavalcanti; o senador Cristovam Buarque; o chefe de jornalismo da rádio BandNews FM, Rodrigo Orengo; o presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, Murillo de Aragão; e o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, Sivaldo Pereira. João Beltrão, diretor de Jornalismo da RecordTV Brasília, foi o moderador da mesa.

Por Paulo Pimenta
Assessoria de Comunicação da Abratel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
cristiana_camarate_credito_anatel_divulgacao
Cristiana Camarate é a nova conselheira substituta da Anatel
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas