Search
Search

MCom cria Grupo de Trabalho para regulamentação da TV 3.0

MCom cria Grupo de Trabalho para regulamentação da TV 3.0

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O novo padrão de televisão digital está previsto para 2025 e vai revolucionar a forma como o brasileiro acessa conteúdos

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou, na terça-feira (11), a Portaria nº 9.893/2023, que cria o Grupo de Trabalho responsável por propor a regulamentação aplicável à TV 3.0.

O secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, vai presidir o GT TV 3.0, do qual também participam representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério da Fazenda e do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD). O grupo também conta com a participação de entidades do setor de radiodifusão, como a Abratel, que será representada pelo diretor-geral, Samir Nobre.

O GT TV 3.0 tem previsão de fazer a sua primeira reunião ainda em julho e deve entregar uma proposta de regulamentação até 31 de dezembro de 2024. De acordo com Wellisch, o novo padrão de televisão digital – previsto para 2025 – pode revolucionar a forma como o brasileiro acessa conteúdos. “A tecnologia e o sistema da TV 3.0 serão totalmente inovadores e permitirão que o usuário não só interaja com a programação, mas conte com a maior qualidade possível de imagem e som”, avalia o secretário.

Para o diretor-geral da Abratel, a criação do GT é primordial para avançarmos com a próxima geração de TV 3.0, aguardada com expectativa pelo setor de radiodifusão. “A Associação e seu corpo técnico tem atuado para que a tecnologia se torne uma realidade nos lares brasileiros”, afirmou Samir Nobre.

O superintendente da Anatel, Vinicius Caram, explicou que a agência tem expectativa de colaborar para a TV digital ser usada como forma de mídia e consumo na evolução do modelo 2.0 para o 3.0, inclusive com sinergia entre radiodifusão e banda larga.

A Anatel quer garantir os espectros aos canais, em uma nova fronteira da tecnologia. Isso inclusive passa pela possível limpeza de espectro VHF alto (canais 7 ao 13, 174 a 216 MHz) que está em uso na TV analógica.A declaração foi feita durante sua participação no MPN Forum.

Confira a lista completa com os nomes que compõem o GT da TV 3.0:

Assessoria de Comunicação da Abratel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
cristiana_camarate_credito_anatel_divulgacao
Cristiana Camarate é a nova conselheira substituta da Anatel
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas