O Ministério das Comunicações anunciou a prorrogação do prazo para solicitação de licenciamento de estações de radiodifusão e ancilares em situação irregular até 31 de dezembro de 2024. A medida foi oficializada pela Portaria nº 13.698/2024, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (2).
Além da prorrogação do prazo, a portaria estabelece uma nova metodologia para a aplicação de sanções às entidades que não se regularizaram conforme as datas estipuladas pelo Decreto nº 10.405, de 25 de junho de 2020.
Leia também
Na RECORD Europa, presidente da Abratel recebe líderes e autoridades brasileiras
Senado aprova projeto que moderniza legislação da radiodifusão
Abratel é parceira institucional do Futurecom 2025
SECOE volta a se chamar Secretaria de Radiodifusão
Fórum de Lisboa: “Responsabilidade nas redes precisa sair do discurso e entrar na lei”, diz presidente da Abratel
Novas regras de sanções
As entidades que ainda não promoveram a regularização deverão solicitar o licenciamento das estações até o final deste ano. No entanto, estas entidades poderão estar sujeitas a multa em dobro. Excepcionalmente, as emissoras do Rio Grande do Sul continuarão a ser multadas com os valores tradicionais.
Após o prazo de 31 de dezembro de 2024, todas as entidades que não se regularizarem estarão sujeitas à extinção da outorga.
Confira a íntegra da Portaria: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mcom-n-13.698-de-26-de-junho-de-2024-569311998