Search
Search

Das falsas notícias aos desafios da digitalização da TV: segundo dia do Congresso Abratel de Comunicação

Das falsas notícias aos desafios da digitalização da TV: segundo dia do Congresso Abratel de Comunicação

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Após uma noite de homenagens e premiações, o segundo dia do Congresso Abratel de Comunicação, realizado na última sexta-feira (22), em São Paulo, foi marcado por palestras e painéis de nomes importantes para a radiodifusão no Brasil. Com o objetivo de discutir o futuro da Comunicação na Era Digital, mais de 200 participantes compareceram aos debates.

A primeira mesa foi composta por Fábio Porchat, apresentador da RecordTV; Debora Ivanov, presidente da Ancine; e Carol Conway, executiva do UOL. A conversa foi mediada por Antônio Guerreiro, do Grupo Record. O trio discutiu os desafios da Comunicação em tempos de internet. Conway lembrou que o mundo está diante de um novo ciclo social. “Que ferramentas a gente vai usar para lidar com essa avalanche de dados? Não existem mais profissões sem a parceria com a tecnologia. Ela vai ajudar muitos veículos”, ressaltou.

Carol Conway, Debora Ivanov, Fábio Porchat e Antônio Guerreiro
Carol Conway, Debora Ivanov, Fábio Porchat e Antônio Guerreiro

Porchat apontou a precariedade da internet e o quanto ela ainda é cara e lembrou que o mesmo público que a acessa é o que assiste televisão. “As TVs estão correndo atrás para entender como funciona”, completou. Já Ivanov alertou para o crescimento do setor de televisão nos últimos anos: “É uma participação maior do que a de setores como o de fabricação de celulose e papel e de produtos farmoquímicos e farmacêuticos.”

No segundo momento do Congresso, Ronaldo Lemos, da ITS Rio, falou das fake news e de como esse mercado é grande e bem estruturado. A difusão dessas notícias falsas tem deixado comunicadores preocupados, principalmente em relação às que vão para serviços de mensagens instantâneas, como o WhastsApp, por exemplo. Ali, não há um controle do que é gerado e muitas pessoas precisam, como lembrou o presidente da Abratel durante vídeo exibido no primeiro dia do evento, recorrer aos noticiários da televisão para checar a veracidade da informação.

Ronaldo Lemos falou sobre as fake news
Ronaldo Lemos falou sobre as fake news

André Trindade, da Abratel; Vanda Nogueira, do MCTIC; e Olímpio Franco, da SET, falaram dos cenários e oportunidades que surgem com a digitalização do Rádio e da TV. Moderado por José Marcelo, do SBTVD, o bate-papo abordou tanto a desregulamentação e perspectivas para o setor de radiodifusão quanto os desafios da convivência entre TV digital e as novas redes móveis, além dos riscos de diminuição do espectro disponível para a radiodifusão no UHF.

André Trindade debateu sobre os desafios da TV Digital
André Trindade debateu sobre os desafios da TV Digital

A última palestra foi de Yroá Robledo, da Anatel, que falou sobre o Sistema Mosaico, que é uma plataforma desenvolvida para gerir recursos de espectro. Por meio de uma plataforma web, o sistema de cobertura, interferências de emissoras e credenciamento é automatizado.

Yroá Robledo apresentou como funciona o Sistema Mosaico
Yroá Robledo apresentou como funciona o Sistema Mosaico

Ao final do evento, o superintendente da RecordTV, André Dias, agradeceu a presença de todos os participantes, salientou o sucesso do evento e encerrou as atividades do dia.

Olímpio Franco, André Trindade, José Marcelo, Samir Nobre e Vanda Nogueira
Olímpio Franco, André Trindade, José Marcelo, Samir Nobre e Vanda Nogueira

Faça o download das apresentações do Congresso Abratel de Comunicação:

Carol Conway – Abratel

Debora Ivanov – Abratel

André Trindade – Abratel

Vanda Nogueira – Abratel

José Marcelo – Abratel

Olímpio Franco – Abratel

Yroá Robledo – Abratel

Confira também as fotos do evento!

Por Paulo Pimenta
Assessoria de Comunicação da Abratel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
cristiana_camarate_credito_anatel_divulgacao
Cristiana Camarate é a nova conselheira substituta da Anatel
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas