Associação Brasileira de Rádio e Televisão

MCom faz visita técnica à Torre de TV Digital

Equipe conheceu parte da estrutura usada para transmissão do sinal de TV digital no DF

Integrantes do Ministério das Comunicações (MCom) realizaram, na terça-feira (12), uma visita técnica à Torre de TV Digital do Distrito Federal. O encontro foi uma oportunidade para conhecer a estrutura que abriga parte do aparato responsável pela distribuição do sinal digital na região.

No local, a comitiva do MCom pôde acompanhar a organização das emissoras que mantêm seus transmissores e antenas de forma compartilhada e onde cada uma delas entrega sinal – com cabeamento principal e reserva (para casos de falha ou interrupção na transmissão).

Além disso, a equipe teve acesso ao subsolo da Torre, onde está localizado o combiner – um equipamento que recebe e combina o sinal das emissoras para encaminhar às antenas no alto da torre e assim, transmitir o conteúdo de som e imagem. Lá também estão os pressurizadores de cabo, necessários para manter uma pressão interna maior que a externa para evitar que a umidade entre e danifique o cabeamento.

Já no térreo ficam os chamados boxes, que funcionam como salas de transmissão, onde cada emissora tem o seu próprio espaço para manter os equipamentos – como filtros de sinal e transmissores – e fazer os ajustes necessários, além de acompanhar a transmissão para a TV em tempo real.

*Com informações do MCom

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp