Search
Search

Especial Ano Legislativo: conquistas de 2023 e desafios para 2024

Especial Ano Legislativo: conquistas de 2023 e desafios para 2024

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Em 2023, ocorreram avanços significativos nas pautas relacionadas ao setor da radiodifusão, buscando tanto desburocratizar os serviços de comunicação quanto adaptá-los a uma nova realidade.

Um marco importante nesse contexto foi a promulgação da Lei nº 14.812/2024, que altera o Decreto-Lei nº 236/1967, oriundo do PL nº 7/2023, de autoria do Dep. Marcos Pereira (Republicanos/SP), trazendo modernidade e simplificação à legislação de radiodifusão no Brasil.

Com a fundamental articulação da Abratel, essa lei possibilitou as emissoras de rádio operassem como sociedade unipessoal, proporcionando maior flexibilidade na estrutura societária, contribuindo para reduzir riscos e melhorar o ambiente de negócios no setor.

Além disso, os limites de estações sonoras foram ampliados pela lei, estendendo o limite para até 20 estações de rádio e televisão, independentemente da migração entre elas, incluindo frequências moduladas, ondas médias, ondas tropicais ou ondas curtas.

Já o PL nº 2.352/2023, de autoria do Dep. Cezinha de Madureira (PSD/SP), buscou sistematizar, simplificar e flexibilizar normas obsoletas que anteriormente limitavam o funcionamento e o desenvolvimento da atividade de radiodifusão.

O texto retira entraves para o aumento da área de cobertura ou da intensidade do sinal das emissoras dos serviços de radiodifusão, além de desburocratizar renovações, regularizações e transferências de outorgas.

Outra modificação importante está na determinação de que a publicidade comercial exibida na programação das emissoras disponibilize recursos de acessibilidade sob a responsabilidade dos anunciantes, em linha com o que Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência.

O projeto foi aprovado na Comissão de Comunicação e aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, após, seguirá para o Senado Federal.

Outra importante iniciativa é o PL nº 2.378/2020, da Deputada Shéridan (PSDB/RR), que representa um avanço significativo na proteção e promoção do pleno exercício da liberdade de imprensa, um direito consagrado na Constituição Federal.

Destacam-se entre outras medidas essenciais elencadas os direitos fundamentais ao acesso preferencial a informações públicas, o livre trânsito dos jornalistas em locais públicos ou acessíveis ao público, bem como a garantia do sigilo de suas fontes.

Em situações judiciais, a autoridade judicial será obrigada a reconhecer e respeitar o sigilo da fonte, não permitindo qualquer sanção direta ou indireta. Com o intuito de fortalecer essas salvaguardas, o texto ainda prevê como crime qualquer ato que impeça ou crie dificuldades ao livre exercício da profissão de jornalistas, com pena de detenção de 1 a 4 anos, além de multa.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e posteriormente será submetido ao Plenário da Câmara dos Deputados.

ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO E PERSPECTIVAS

A abertura do ano legislativo, realizada em 5 de fevereiro, trouxe expectativas palpáveis de avanços significativos nas votações de pautas essenciais para o setor da radiodifusão, conforme expressado pelos presidentes das duas Casas Legislativas.

Entre os assuntos prioritários destacam-se a regulamentação da Reforma Tributária, a abordagem sobre o uso da inteligência artificial e a necessidade de estabelecer diretrizes para a regulação das redes sociais.

Esses temas se mostram cruciais e devem permear as discussões ao longo do ano legislativo de 2024, visando um desenvolvimento equilibrado e adaptado às demandas da sociedade atual, apesar do avizinhamento das eleições municipais deste ano.

Com relação à reforma tributária já promulgada, representando avanços substanciais no cenário fiscal brasileiro, especialmente pela simplificação e fusão de impostos, destacam-se a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que substitui o IPI, PIS e Cofins, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unifica o ICMS e o ISS, com gestão descentralizada entre Estados e municípios, tributos do tipo imposto de valor agregado (IVA DUAL), acabando com o efeito cascata da tributação.

Ressalta-se que o IBS e a CBS não incidem nas operações de serviço de comunicação nas modalidades de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção livre e gratuita – TV aberta.

Adicionalmente, o IBS também contará com um regime tributário diferenciado, incluindo uma redução de 60% na alíquota aplicável às produções jornalísticas e audiovisuais nacionais. O esforço do Governo passa a ser a regulação desta reforma, tendo até 180 dias para apresentar os respectivos projetos ao Congresso Nacional.

Um dos maiores desafios para o setor da radiodifusão a ser enfrentado agora é a extinção gradual da desoneração encaminhada pelo Executivo, através da MP nº 1.202/2023, após ter sido aprovada sua prorrogação pelo Congresso até 2027.

A Abratel está totalmente empenhada na articulação para que o Executivo encaminhe outra Medida Provisória revogando esse retrocesso que só causou insegurança jurídica e imprevisibilidade para o setor.

A Associação também  acompanha de perto as discussões sobre a inteligência artificial, reconhecendo-a como o próximo passo na evolução da radiodifusão, prevendo um impacto significativo na gestão empresarial dessas empresas, especialmente em relação ao PL nº 2.338/2023, proposto pelo Senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG).

É fundamental ressaltar que o debate atual sobre a regulação dos provedores de redes sociais, ferramentas de busca e mensageria instantânea envolve uma variedade de projetos legislativos.

Esses projetos abordam temas de grande importância para o setor, como publicidade, responsabilização das plataformas e remuneração do conteúdo jornalístico, que são prioridades e de interesse central para a Abratel.

Em relação à veiculação publicitária, o objetivo é eliminar as assimetrias entre os veículos tradicionais e as plataformas digitais, promovendo uma competição justa e equitativa.

Quanto à remuneração do conteúdo jornalístico, busca-se garantir uma compensação justa e adequada pela produção desse conteúdo, reconhecendo o valor do trabalho jornalístico e assegurando a sustentabilidade econômica das empresas de comunicação.

Por fim, é essencial que essas plataformas sejam co-responsabilizadas pelo conteúdo que impulsionam e monetizam, dada a percepção do benefício econômico que obtêm dessa prática.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
cristiana_camarate_credito_anatel_divulgacao
Cristiana Camarate é a nova conselheira substituta da Anatel
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas